O último sábado (25) foi um dia de muito esporte, lazer e cultura na Praça do Provo, em João Monlevade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Fundação Casa de Cultura, realizou o encerramento do “Agora é Que São Elas”, em comemoração ao Mês da Mulher.
O evento teve início às 16h, com o Aquecimento e Aulão de Dança com a professora Carol Loureiro. Logo após, às 17h30, foi dada a largada para a segunda edição da Corrida, Caminhada e Pedal “Ninguém Segura Essa Mulher”, com centenas de participantes.
A Praça do Povo também recebeu as apresentações artísticas da cantora Carolina Serdeira e da dançarina Bruna Giardine e do Grupo de Dança Bela Arte. O evento contou ainda com barraquinhas de comidas e bebidas e stands de literatura, artesanato e serviços municipais.
Para a enfermeira aposentada Janete Freitas, participante do evento no ano passado e neste ano, tudo foi muito bom e os organizadores estão de parabéns. “Participo de vários eventos esportivos e de lazer na cidade, já que faço parte de grupos de ginástica e achei tudo ótimo no sábado. Um evento que valoriza a mulher, de inclusão, com um clima ótimo e muito organizado. Foi excelente. Espero poder participar nos próximos anos”, afirmou Janete.
Já a participante Rosilene Aparecida Oliveira, moradora de Itabira que também participou no ano passado, exaltou a qualidade do evento e todos os seus benefícios. “Participei no ano passado e não pensei duas vezes em voltar esse ano com minha equipe. Gostei muito. Tudo muito organizado. É uma forma ótima de interagir com outras pessoas e é um evento que traz qualidade vida, saúde e bem-estar para todos”, disse.
Presente no evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), destacou a valorização da atual administração às mulheres e a organização do evento. “Nosso governo se orgulha em promover um evento como esse, que valoriza a mulher e a faz mostrar seus talentos, seja no esporte ou na cultura. A prova maior disso é que mais de 70% do nosso quadro de servidores é formado por mulheres, que, inclusive, ocupam diversos cargos de chefia. O evento foi muito bom e foi um grande prazer participar”, enfatizou Fabrício.
Também participaram o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o secretário municipal de Administração. Gilberto Barcelos, o de Esportes e Lazer, Samir Gomes, a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o secretário-adjunto de Obras, Ermelino Martis e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos).
Premiação
Foram premiadas na corrida as atletas Andréia Ribeiro (1º lugar), Joyce Dutra (2º lugar) e Rita de Cássia (3º lugar). Na categoria Pessoa Com Deficiência (PCD), a vencedora foi a atleta Patrícia Mara Santos.
Parceiros
O evento “Ninguém Segura Essa Mulher” contou com o apoio da Câmara Municipal de João Monlevade, Procuradoria da Mulher, Associação Bike é Vida de Ciclismo (Abivic), Juntas Somos Mais Fortes, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense), AMA-JM, OAB-Subseção João Monlevade – Comissão da Mulher Advogada, Fabiano Lacerda Marketing Esportivo, Amigas que Correm, Acimon Mulher, Conselho Municipal de Esportes e Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE)