sábado, junho 27, 2026
INÍCIO Sem categoriaServidores do DAE concluem capacitação para operação da ETE Carneirinhos

Servidores do DAE concluem capacitação para operação da ETE Carneirinhos

Dez servidores do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) de João Monlevade participaram, no último mês, de um treinamento operacional voltado para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket). A capacitação foi realizada pela Degraus Engenharia e teve como objetivo preparar as equipes que atuarão na operação da ETE Carneirinhos, ampliando os conhecimentos técnicos e operacionais necessários para o funcionamento da unidade.

O treinamento foi ministrado pelo instrutor Dieizon Cordeiro e reuniu profissionais que atuam diretamente nas atividades de operação, tratamento, análise e manutenção da estação, incluindo ajudantes operacionais, operadores, técnico em química, chefe do setor de tratamento, mecânico e eletricista.

No início desse mês, os participantes receberam os certificados de conclusão em cerimônia realizada com a presença do diretor do DAE, José Afonso Martins, e dos representantes da Degraus Engenharia, a compradora Gizele Rosane Trindade e o supervisor Andrez das Graças de Souza.

Durante a capacitação, os servidores vivenciaram atividades teóricas e práticas sobre os processos de tratamento de esgoto, parâmetros operacionais, fluxograma geral da estação e etapas do tratamento preliminar. O conteúdo abordou ainda aspectos específicos relacionados ao reator UASB, incluindo funcionamento, partida (Start Up), operação, formação do lodo anaeróbio, geração de biogás e boas práticas operacionais.

Segundo o diretor do DAE, José Afonso Martins, o treinamento representa uma etapa fundamental para garantir a eficiência da nova estrutura. “O treinamento é um processo que capacita a equipe a operar a ETE em toda a sua plenitude. Desde as manobras operacionais até as análises químicas e as manutenções que ocorrerão ao longo do tempo, garantindo que a estação tenha continuidade e eficiência em seu trabalho”, destacou.

José Afonso explicou ainda que a entrada em operação da estação exigirá um período inicial de adaptação.“Como se trata de um setor novo, ele passará por um processo de adaptação. A estação começará a receber esgoto agora e haverá um período de tratamento até que seja possível realizar o primeiro descarte dentro dos padrões estabelecidos pelas portarias e pela licença ambiental”, afirmou.

O diretor ressaltou também os impactos positivos que a nova estrutura trará para o município. “O tratamento de esgoto tem importância fundamental tanto para a qualidade de vida da população quanto para a preservação do meio ambiente, especialmente em regiões urbanas como João Monlevade”, completou.

A ETE Carneirinhos é uma das maiores obras de saneamento da história recente do município e beneficiará cerca de 27 bairros, sendo responsável pelo tratamento de 60% do esgoto gerado em João Monlevade. A estrutura conta com estação elevatória, reatores, queimadores de gás e demais equipamentos necessários para garantir eficiência operacional e atendimento às exigências ambientais.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI


- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!