segunda-feira, novembro 11, 2024
INÍCIO Sem categoriaArcelorMittal promove projeto cultural para homenagear moradores no aniversário de 58...

ArcelorMittal promove projeto cultural para homenagear moradores no aniversário de 58 anos de João Monlevade

Tendas serão montadas na cidade de 27 a 30 de abril para fotografar e registrar histórias dos moradores de João Monlevade

O resultado será apresentado numa grande exposição de retratos na  Praça Sete de Setembro e exibição de um filme documentário na Praça do Povo

 Dentro das comemorações do 580 aniversário de João Monlevade, a ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal, fará uma homenagem às pessoas que vivem na cidade. Isso acontecerá com a realização de uma nova etapa do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, que visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de João Monlevade, como o maior patrimônio que a cidade pode ter.

A nova etapa do projeto se inicia na próxima quarta-feira (27/04) e quinta-feira (28/04), quando uma tenda será montada na Praça do Povo. Os moradores são convidados a serem fotografados e entrevistados, com o objetivo de registrar as suas memórias afetivas com João Monlevade, suas histórias e “causos”.

Na sexta-feira (29/04), data do aniversário da cidade, a tenda será montada na entrada do Bem Viver – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS), no bairro Novo Cruzeiro. Já no sábado (30/04), ela estará na Praça Sete de Setembro (praça do coreto), junto à Feira Livre. Qualquer pessoa pode participar. Basta chegar até os pontos das tendas.

Exposição de retratos e sessão de cinema |

Posteriormente, o material produzido – fotos, vídeos e depoimentos – será transformado em uma inédita exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada na Praça Sete de Setembro. A solenidade de abertura acontecerá no 21/05, bem ao lado, na Praça do Povo, e, além das fotos, contará com a exibição de um filme curta-metragem produzido a partir das histórias contadas pelos próprios moradores. A programação também inclui a montagem de um varal fotográfico e apresentações de grupos culturais de João Monlevade, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Casa de Cultura.

A primeira etapa do Projeto Moradores aconteceu final de 2020, durante o período de isolamento por conta da pandemia da Covid-19. Na ocasião, 12 moradores foram convidados a contarem suas histórias, que foram registradas – seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e resultaram em uma websérie. Entre eles estavam o maestro Tó Vilela, a enfermeira Mazarelo e a ex-professora Maria Inocentes, dentro outros. Para conhecer os vídeos, acesse o Canal da Fundação ArcelorMittal no Youtube.

O projeto |

O Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

A etapa do Projeto Moradores em João Monlevade tem o patrocínio da ArcelorMittal e da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o apoio da Prefeitura Municipal de João Monlevade.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!