Tendas serão montadas na cidade de 27 a 30 de abril para fotografar e registrar histórias dos moradores de João Monlevade
O resultado será apresentado numa grande exposição de retratos na Praça Sete de Setembro e exibição de um filme documentário na Praça do Povo
Dentro das comemorações do 580 aniversário de João Monlevade, a ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal, fará uma homenagem às pessoas que vivem na cidade. Isso acontecerá com a realização de uma nova etapa do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, que visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de João Monlevade, como o maior patrimônio que a cidade pode ter.
A nova etapa do projeto se inicia na próxima quarta-feira (27/04) e quinta-feira (28/04), quando uma tenda será montada na Praça do Povo. Os moradores são convidados a serem fotografados e entrevistados, com o objetivo de registrar as suas memórias afetivas com João Monlevade, suas histórias e “causos”.
Na sexta-feira (29/04), data do aniversário da cidade, a tenda será montada na entrada do Bem Viver – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS), no bairro Novo Cruzeiro. Já no sábado (30/04), ela estará na Praça Sete de Setembro (praça do coreto), junto à Feira Livre. Qualquer pessoa pode participar. Basta chegar até os pontos das tendas.
Exposição de retratos e sessão de cinema |
Posteriormente, o material produzido – fotos, vídeos e depoimentos – será transformado em uma inédita exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada na Praça Sete de Setembro. A solenidade de abertura acontecerá no 21/05, bem ao lado, na Praça do Povo, e, além das fotos, contará com a exibição de um filme curta-metragem produzido a partir das histórias contadas pelos próprios moradores. A programação também inclui a montagem de um varal fotográfico e apresentações de grupos culturais de João Monlevade, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Casa de Cultura.
A primeira etapa do Projeto Moradores aconteceu final de 2020, durante o período de isolamento por conta da pandemia da Covid-19. Na ocasião, 12 moradores foram convidados a contarem suas histórias, que foram registradas – seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e resultaram em uma websérie. Entre eles estavam o maestro Tó Vilela, a enfermeira Mazarelo e a ex-professora Maria Inocentes, dentro outros. Para conhecer os vídeos, acesse o Canal da Fundação ArcelorMittal no Youtube.
O projeto |
O Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.
A etapa do Projeto Moradores em João Monlevade tem o patrocínio da ArcelorMittal e da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o apoio da Prefeitura Municipal de João Monlevade.