Trabalhadores estavam presos desde domingo (26) quando um dano no elevador impediu o retorno à superficie
Trinta funcionários foram resgatados, na manhã desta terça-feira (28), de uma mina da Vale em Sudbury, em Ontário no Canadá. Ao todo, 39 estavam presos no subsolo desde o último domingo (26), quando um problema no elevador impediu o retorno à superficie. A empresa informou que todos seriam retirados até esta manhã.
“Agradecemos aos empregados afetados por sua paciência e perseverança e às equipes de resgate por sua dedicação e apoio incansáveis. Este tem sido um esforço de equipe incrível”, informou em comunicado Gord Gilpin, Chefe de Operações de Mineração da Vale em Ontário.
Segundo o presidente do sindicado de mineradores, Nick Larochelle, a equipe começou o trabalho no local às 7h de domingo e o incidente no poço ocorreu às 11h30. Na noite de segunda (27), Larochelle confirmou que os funcionários começaram a chegar à superfície entre 19h e 20h, saindo por meio de uma escada secundária de saída.Por volta das 21h, ele informou que alguns dos mineiros já estavam na metade do caminho para a saída e acrescentou que outra parcela do grupo iria demorar mais para deixar a mina porque precisa do auxílio da equipe de resgate.
Situada na região de Worthington, a 40 quilômetros do complexo Copper Cliff da Vale, a mina Totten foi inaugurada em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas que atuam na produção de cobre, níquel e outros metais preciosos.