De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de João Monlevade, 170 famílias foram cadastradas como atingidas pelas chuvas até a última quarta-feira (18), totalizando, aproximadamente, 500 pessoas atingidas. A pasta também ressaltou que o trabalho é feito com o auxílio da Procuradoria Jurídica e da Chefia de Gabinete do município.
As famílias atingidas são da rua Tapajós, Tocantins, Beira Rio, Rua C, Rua B, Timbiras e avenida Amazonas, nos bairros Santa Cruz e Centro Industrial. Também há famílias atingidas nos bairros Santa Cecília e Promorar. As famílias abrigadas na Escola Municipal Alberto Scharlê, no bairro Vila Tanque, começaram a deixar o local na tarde da última segunda-feira (17).
De acordo com a secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, desde o dia 8 de janeiro (sábado), a Secretária esteve presente em diversas casas solicitando a saída dos moradores, já que o nível do rio Piracicaba se elevou e havia o alerta da Defesa Civil Municipal. Já no dia 9 (domingo), com o agravamento da situação, as famílias desabrigadas foram recebidas da Escola Municipal Eugênia Scharlê, onde foram devidamente instaladas, com segurança, higiene e conforto. “Logo começamos a receber doações de diversas organizações, pessoas físicas, empresas e instituições religiosas. O espaço na escola foi organizado em salas para acolher os desabrigados, sala para receber doações de calçados, roupas, roupas de cama e banho e uma sala para receber doações de água, gêneros alimentícios, material de limpeza e higiene pessoal”, afirmou a secretária.
Ainda segundo Marinete, foram 14 famílias abrigadas, totalizando 41 pessoas, sendo nove crianças. As famílias também receberam atendimento médico na Unidade de Saúde do Vila Tanque e atendimento psicológico da Assistência Social. Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar também foram servidos.
Marinete também ressaltou que as arrecadações de material de limpeza e higiene pessoal foram organizadas em kits e a Secretaria está entregando a cada família em seu domicílio. O trabalho conta com o apoio de profissionais de diversas secretarias, dentre elas, secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Educação e Fundação Municipal Crê- Ser. “Vale ressaltar a importância da atuação de voluntários no serviço de entrega de refeições, transporte, carregar e descarregar doações e na organização das mesmas. Agora é continuar a entrega das doações a partir do cadastro, atender as demandas em relação à perda de documentos e o efetivo acompanhamento das famílias. Importante ressaltar que muitas famílias foram abrigadas por parentes e amigos. Considerei muito significativo a manifestação de solidariedade do povo de João Monlevade. Me chamou muita a atenção a vontade das pessoas em ajudar e também a gratidão das pessoas ajudadas, o reconhecimento. A disposição do voluntariado também tem um grande mérito e importância”, destacou Marinete.
Apoios
Várias empresas e pessoas físicas ajudaram os atingidos pelas chuvas com doações diversas, além da disponibilização de caminhões, máquinas e equipamentos para atuar na limpeza de casas, ruas, praças e avenidas. Além disso, diversas pessoas trabalharam como voluntárias, ajudando as famílias.
Em vídeos e entrevistas à imprensa, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) agradeceram o empenho, dedicação, solidariedade, a ajuda de todos e a união em um momento tão difícil.