sexta-feira, junho 26, 2026
INÍCIO Sem categoriaAmepi retoma projeto de Educação Ambiental e recebe alunos de Rio Piracicaba...

Amepi retoma projeto de Educação Ambiental e recebe alunos de Rio Piracicaba para uma experiência transformadora

O som das perguntas curiosas, os olhos atentos e o entusiasmo diante de cada descoberta marcaram a retomada de um importante projeto de educação ambiental e integração regional promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (AMEPI). Nesta semana, a entidade recebeu 40 alunos da Escola Municipal Conselheiro José Joaquim da Rocha e da Escola Municipal Murillo Garcia Moreira, ambas de Rio Piracicaba, para uma manhã de aprendizado, experiências e conexão com o território onde vivem.

A iniciativa simboliza o resgate de uma iniciativa para aproximar crianças e jovens da atuação da associação que há mais de quatro décadas representa e busca melhorias dos municípios do Medio Piracicaba. O objetivo é fortalecer o conhecimento sobre a região e despertar, desde cedo, o sentimento de pertencimento ao Médio Piracicaba.

Durante a programação, os estudantes conheceram o trabalho desenvolvido pela Amepi e pelas instituições consorciadas, entendendo como a cooperação entre os municípios contribui para melhorar a vida das pessoas e fortalecer o desenvolvimento regional. A educação ambiental foi um dos principais eixos da atividade e, na programação, as crianças aprenderam sobre o percurso dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem em uma atividade conduzida pelo Consórcio Regional de Saneamento Básico (CORSAB).

A experiência incluiu ainda uma trilha ecológica, que permitiu o contato direto com a natureza e a observação da biodiversidade local, além de uma visita à Brigada Florestal Voluntária, onde os alunos conheceram ações de prevenção e combate aos incêndios e de proteção das áreas verdes da região.
Outro momento de grande entusiasmo foi o encontro com o Vacimóvel do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismepi) e com o personagem Zé Gotinha, que levou orientações sobre saúde e vacinação de forma lúdica e educativa.

Para o prefeito de Rio Piracicaba e presidente da Amepi, Augusto Henrique, a retomada das visitas escolares representa um investimento no futuro da região. “Ao conhecerem os desafios, as riquezas naturais e as iniciativas desenvolvidas pela Amepi e em seus municípios, as crianças passam a compreender melhor o território onde vivem e a reconhecer seu papel na construção de uma sociedade mais sustentável, integrada e participativa”, destacou.

O brilho nos olhos dos estudantes ao longo da visita confirmou a importância da iniciativa. Afinal, educar para preservar, cuidar e cooperar é também formar cidadãos conscientes de que pertencem a uma região rica em história, cultura e potencialidades. Conforme Augusto, a expectativa agora é ampliar novamente o programa e receber estudantes de diversos municípios do Médio Piracicaba. “Vamos transformar a sede da Amepi em um espaço permanente de aprendizado, cidadania e construção da identidade regional”, afirmou o presidente.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI


- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!