Teve início no dia 5 de maio a Campanha Maio Laranja em João Monlevade, com a realização de oficinas lúdicas nas escolas municipais e estaduais. A ação é promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e tem como objetivo sensibilizar a população sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Durante todo o mês, equipes do Creas estarão presentes nas escolas do município promovendo atividades educativas, com foco na conscientização e prevenção.
No dia 7 de maio, a campanha realizou uma blitz de conscientização nos postos de gasolina Graal, Graal Marfim, Longana e Machadão. A ação buscou alertar motoristas sobre a exploração sexual infantil e divulgar o canal de denúncias Disque 100, ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.
Outra ação marcante será a caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A caminhada ocorrerá no dia 14 de maio, no centro de Carneirinhos, com concentração às 8h30 na Câmara Municipal.
No dia 22 de maio será promovido o 4º Seminário Maio Laranja, que discutirá questões fundamentais relacionadas à violência sexual infantojuvenil. O evento reunirá profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e demais setores. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: pmjm.creas@hotmail.com.
Encerrando as atividades, no dia 28 haverá uma palestra na Associação Comercial de João Monlevade (Acimon), às 19h, com coordenadora do Creas, Tatiana Meireles, e com a presidente do Conselho Tutelar, Marília Andréia dos Santos Lucindo, para pais e responsáveis.
Para Tatiana Meireles, a campanha tem papel fundamental na mobilização da sociedade. “É uma ação extremamente importante para alertar a população sobre a necessidade de denunciar casos de violência. Além disso, o seminário será um espaço essencial para dialogar sobre o atendimento adequado às vítimas, evitando a revitimização e promovendo uma atuação mais humanizada e eficaz dos profissionais envolvidos”.