Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária mira segurança alimentar e rastreamento dos lotes
A partir de 4 de março, todos os ovos comercializados no Brasil devem ter a data de validade carimbada diretamente na casca, conforme determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A regulamentação exige que cada ovo destinado ao consumo direto seja identificado individualmente, com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor.
Além da identificação nos ovos, a nova norma também se aplica às embalagens secundárias, que devem conter informações claras sobre a proibição da venda fracionada, caso a embalagem não apresente a identificação necessária. A tinta utilizada para carimbar os ovos deve ser atóxica, garantindo que não haja risco de contaminação ao produto.
A ideia da medida é garantir a segurança alimentar e facilitar o rastreamento dos lotes de ovos. Segundo o ministério, a nova regra também é uma resposta a um aumento significativo no consumo desse alimento, impulsionado por tendências de dieta e pela alta nos preços das carnes bovinas.
O prazo de validade dos ovos é de 25 dias após a postura, e recomenda-se que sejam armazenados na geladeira. O consumidor deve evitar armazená-los na porta do refrigerador, onde as temperaturas variam, o que pode comprometer a qualidade do produto.
Os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal mostram que o Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, com uma produção anual que ultrapassa 52 bilhões de unidades.