O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) esteve em Brasília na quarta-feira (22), onde participou da solenidade de assinatura do contrato de concessão da BR-381 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a 4UM Investimentos, concessionária responsável pela rodovia pelos próximos 30 anos.
A assinatura do contrato formaliza o período oficial para que as obras saiam do papel. O edital de concessão prevê que a 4UM Investimentos destine o montante de R$ 9,3 bilhões para intervenções em cerca de 300 quilômetros de extensão na BR-381, entre Governador Valadares a Belo Horizonte, trecho conhecido como ‘Rodovia da Morte’, tendo registrado quase 4 mil acidentes de 2018 a 2023.
Em seu discurso, o presidente Lula destacou a importância desse projeto para a segurança de quem transita pela região. “Conheço bem a angústia do povo mineiro em relação a essa rota. No comício final da minha campanha em 2022, na cidade de Ipatinga, eu prometi que iríamos transformar essa rodovia, que ela se tornaria a ‘Rodovia da Vida’”, frisou o presidente Lula.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, endossou a fala do presidente ao afirmar que “hoje a BR-381 deixa de ser a ‘Rodovia da Morte’”.
Durante a cerimônia, o coordenador do Movimento Pró-Vidas na BR-381, Clésio Gonçalves, entregou o troféu Trankilim de Ouro ao presidente Lula. Segundo Clésio, o troféu tem esse nome “porque precisamos voltar a viajar ‘trankilim’ pela BR-381”, explicou.
Dr. Laércio falou da felicidade e satisfação em ter participado de um evento tão importante para a região. “Eu estou muito feliz. É uma luta de tanto tempo. Sei que a obra é complexa e que vai demorar alguns anos, mas vai beneficar demais a nossa região”, ressaltou. O chefe do Executivo agradeceu o presidente Lula pelo empenho para a concretização da duplicação e lembrou que uma parte da obra começou no governo da ex-presidente Dilma (PT).
O evento foi realizado no Palácio do Planalto e reuniu membros da bancada mineira no Congresso Nacional, o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e lideranças da região como o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), o ex-prefeito de Sabará, Vander Borges, e o engenheiro representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Antônio Humberto Pereira de Almeida .
Estiveram presentes também a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e autoridades do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU), entre outras autoridades.
Início das obras
No dia 6 de fevereiro, haverá um evento em Ipatinga para o lançamento da obra na BR-381. Nesta data, a Empresa 4 UM Investimentos (Nova 381) vai iniciar a execução do Plano de 100 dias, que engloba intervenções no pavimento, roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos e limpeza das pistas.