Durante patrulhamento pela Avenida Getúlio Vargas, Bairro Carneirinhos em João Monlevade/MG, por volta das 13h53 do sábado, 21, os militares foram acionados pela vítima, que relatou que havia sofrido agressão por dois indivíduos no interior de uma agência bancária. A vítima havia ido ao banco para tirar um extrato de sua conta, e ao se aproximar do caixa eletrônico, verificou que havia um cartão magnético inserido na máquina. Nesse momento, um dos autores o empurrou e ambos caminharam em sua direção, se preparando para agredi-lo, quando dois amigos da vítima o defenderam, evitando que ele sofresse mais agressões.
Após o idoso deixar a agência bancária, e os seus amigos terem se retirado, um dos autores pegou um maço de dinheiro contendo várias notas e esfregou no rosto dele, de forma humilhante, dizendo que eles têm muito mais dinheiro do que ele. Enquanto os militares conversavam com a vítima, os autores se aproximaram e começaram a injuriar a vítima, com dizeres ofensivos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito aos autores, de 27 e 29 anos, pelos crimes de agressão e injúria, no contexto da lei 10.741/2003 (estatuto do idoso).
Durante a prisão dos autores, ambos resistiram passivamente oferecendo força física contrária e desobedecendo às ordens emanadas pelos policiais militares, sendo necessária utilização de técnicas de forçamento de articulação e projeção para vencer a resistência oferecida. Ambos apresentavam sinais de terem ingerido bebida alcoólica, demonstrando exaltação, nervosismo, olhos avermelhados e hálito etílico.
Enquanto fazia a triagem de um dos autores no Hospital Margarida, ele ainda ameaçou um dos militares envolvidos na ocorrência.
Os autores presos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil para demais providências cabíveis.