Defesa Civil de João Monlevade e ArceloMittal realizam no sábado,14, exercício simulado de evacuação de moradores que moram próximo à usina Hidrelétrica pertencente a empresa localizada no bairro jacuí.
Moradores das ruas Siderúrgica(lado direito), Beira Rio, Tocantins, Tapajós, professora Luzia de Melo no bairro Centro Industrial, e do bairro Santa Cruz foram treinados para deixar suas casas em segurança caso tenham que enfrentar situações de desastres, com o rompimento da Hidrelétrica.
Esse tipo de treinamento está previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE), que objetiva possibilitar a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência.
O PAE faz parte da Política Nacional de Segurança de Barragens e em Resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O exercício de evacuação
A primeira etapa do exercício simulado foi convidar os moradores a participar do treinamento, o que feito com bastante antecedência pela Defesa Civil e pela ArcelorMital . O convite foi feito por meio de carro de som, pela imprensa e cartilhas contendo orientações sobre como deixar a área em caso de evacuação emergencial entregues nas casas.
No dia programado, o exercício começa com o disparo de sirene, dando o aviso de alerta para a evacuação dos moradores. No simulado do sábado,14, as sirenes foram acionada às 9h45. Ao ouvir o aviso, os moradores começaram a sair de suas casas, seguiram as placas indicativas das rotas de fuga e chegaram aos pontos de resgaste, onde os esperavam as equipes para as devidas orientações.
A mobilização da comunidade e o teste em si foram dentro do esperado. Os pontos de melhoria observados serão trabalhados para o simulado do ano que vem. Concluiu os organizadores.
Participantes:
Serviço Voluntario de Resgate(SEVOR), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Brigada Florestal Voluntária, Defesa Civil, Prefeitura de João Monlevade e o Serviço de Trânsito e Transportes (Settran) e João Monlevade.