O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) assinou, na última quarta-feira (31), contratos de concessão de direito real de uso de terrenos públicos no Distrito Industrial, autorizando oficialmente a ocupação por três novas empresas. Os empreendimentos foram selecionados por meio de processo licitatório, uma exigência do Ministério Público, já que desde 2009 não havia um procedimento transparente e regulamentado para o uso dessas áreas. As empresas contempladas têm até seis meses para iniciar suas atividades no local, incluindo obter licenciamentos necessários.
Para a formalização da documentação de concessão, o prefeito recebeu em seu gabinete os empresários João Batista Morais (Expresso Morais), Renato Magno de Araújo Silva (Minas Regenera Ltda), Fabrício Rubens da Mata Januário e Polyanna Tais de Morais Vasconcelos (Jaime e Filhos Transporte). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Thiago Henrique dos Santos, também participou do encontro, juntamente com a responsável pelo setor de Compras e Licitação da Prefeitura, Geisiane Almeida e da assessora da Secretaria Municipal de Planejamento, Anna Carolina Silva Lima.
Durante a assinatura, Dr. Laércio Ribeiro reforçou que, com a formalização dessas concessões, a administração municipal impulsiona a economia local e promove novas oportunidades de emprego para a população. “Esse processo transparente, feito por meio de licitação, é um marco para nossa cidade, que agora conta com um Distrito Industrial cada vez mais estruturado. Nosso objetivo é oferecer infraestrutura e condições para que as empresas possam crescer e contribuir com o desenvolvimento de João Monlevade”, frisou. “Esse é um momento estratégico para o desenvolvimento industrial da nossa cidade. Nosso compromisso é continuar investindo na infraestrutura do Distrito Industrial, tornando-o um ambiente propício para o crescimento dos negócios e a geração de empregos. Em breve, lançaremos um novo edital para ampliar ainda mais essa área de oportunidades,” destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Os empresários também comentaram sobre a relevância da concessão. João Batista Morais, expressou que a ampliação do espaço permitirá o crescimento dos negócios. “Hoje estou em um espaço pequeno, sem condições de ampliação. Com esse espaço maior, poderei alavancar meus negócios”, explicou. Já Renato Magno mencionou que a nova área representa um “potencializador” de investimentos, permitindo que recursos que seriam destinados à compra do terreno sejam utilizados para melhorias na infraestrutura e na geração de empregos. “Esperamos que o Poder Público continue colaborando na melhoria da infraestrutura do distrito”, completou. Por fim, Fabrício Rubens, enfatizou que a concessão da área ajudará a reduzir o fluxo de veículos pesados na cidade, pois a sua empresa irá montar um centro de distribuição no Distrito Industrial. “Vamos minimizar a movimentação nas avenidas e possibilitar a entrega de mercadorias em horários alternativos, assim que nossa estrutura na nova área estiver pronta”, disse.
Distrito Industrial
A administração municipal de João Monlevade investiu mais de R$ 1milhão em infraestrutura para o Distrito Industrial, com o objetivo de revitalizar o espaço e otimizar o acesso ao local. A iniciativa faz parte de um esforço maior para atrair novas empresas e ampliar as áreas de instalação. Hoje, o Distrito abriga cinco empresas nos setores de pré-moldados, móveis tubulares, caldeiraria, beneficiamento de resíduos industriais e calhas. Visando fortalecer esse polo, a administração avançou também na regularização de terrenos ocupados pelas empresas já estabelecidas, o que permite que os recursos oriundos da venda dos lotes sejam reinvestidos diretamente na infraestrutura local.
Outro ponto relevante é o papel da Comissão do Distrito, instituída por lei e composta por servidores municipais e membros da sociedade civil. Responsável por avaliar os projetos na fase de licitação, a comissão será consultada para definir o uso das áreas ainda disponíveis, além de contribuir para a elaboração do próximo edital, a ser publicado em breve. Com a reinjeção de recursos no próprio Distrito, o objetivo é atrair novas empresas e fortalecer a economia local, garantindo que o espaço se torne cada vez mais um ponto estratégico para o desenvolvimento do município.