Quatorze voluntários empenhados em sete ocorrências neste final de semana. Esse foi o saldo do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE), acionado em diversas ocorrências neste sábado e domingo, dias 31 de agosto e 1º de setembro. Todas as ocorrências foram de incêndios na cidade.
Segundo o presidente do grupo, Uelinton Rodrigues, foram empenhados quatro veículos e um AB auto bomba para o combate às chamas, além de carros particulares dos voluntários. Importante destacar que o GRVE é 100% voluntário e trabalha a partir de doações da sociedade. O grupo vem trabalhando para conseguir seu primeiro caminhão auto bomba, indispensável na resposta rápida em ocorrências de incêndios e queimadas, tão comuns nesta época do ano. O caminhão tem maior capacidade de armazenar água, o que reduz o tempo de deslocamento em incêndios de grandes proporções. Para tanto, é necessário R$52 mil para que o veículo esteja apto a atender aos chamados da população cocaiense. Além disso, uma caminhonete também do GRVE não tem condições de rodar por problemas mecânicos. Os voluntários pedem o apoio de empresas e oficinas da cidade, para a manutenção dos veículos, a fim de que o trabalho do resgate voluntário seja ainda mais eficiente. Importante frisar que o GRVE trabalha em conjunto com a Brigada Florestal Voluntária, para a pronta resposta quando acionados, mas é preciso apoio popular, do Poder Público e de empresas para a continuidade do trabalho.
O grupo disponibiliza a chave PIX para recebimento de doações em dinheiro, de qualquer valor. A chave PIX é o próprio CNPJ da instituição: 13.924.990/0001-04. Empresas ou oficinas mecânicas que queiram ajudar a instituição, que está 100% regularizada e disponibiliza toda prestação de contas, podem entrar em contato pelo telefone (31) 99526-0142 ou ir até a sede do Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais, que fica na avenida do Contorno, antiga estação ferroviária.
Mais três acionamentos nesta segunda
Ainda na manhã de hoje (2), foram feitos mais três acionamentos ao GRVE. Um para retirada de enxame de abelhas em uma escola. O segundo é um princípio de incêndio no bairro Garcia e o terceiro para a captura segura de um filhote de jacaré no aterro sanitário.