segunda-feira, novembro 11, 2024
INÍCIO Nota de FalecimentoBancada do PT manifesta pesar pela morte do ex-deputado constituinte João Paulo...

Bancada do PT manifesta pesar pela morte do ex-deputado constituinte João Paulo Pires Vasconcelos

Em nota assinada pelo líder Odair Cunha (MG), a Bancada do Partidos dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifestou pesar pela morte do sindicalista e ex-deputado federal pelo PT-MG João Paulo Pires Vasconcelos, ocorrida hoje 23/08.

Na nota, o líder lembra que João Paulo foi um dos melhores e mais representativos sindicalistas da sua geração e um grande deputado constituinte. Teve papel destacado na elaboração da Constituição de 1988, no capítulo em defesa da classe trabalhadora. Sua vida foi dedicada ao movimento operário e à luta democrática.  Ele nasceu em 8 de março de 1932.

O sepultamento está agendado para as 16h30 deste sábado (24), no cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.

Leia a íntegra da nota:

Nota de pesar

A Bancada do PT na Câmara manifesta profundo pesar pelo falecimento do companheiro João Paulo Pires Vasconcelos, referência histórica do sindicalismo brasileiro e das lutas pela emancipação da classe trabalhadora.

Sua atuação ao longo de décadas contribuiu para a formação de muitas lideranças, que se espelharam em seu exemplo de militância e de defesa dos interesses nacionais e populares.

Um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), começou sua militância sindical no Vale do Aço, em João Monlevade (MG), onde foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos entre 1972/78. Ele se destacou no processo de renovação do sindicalismo brasileiro, nos anos 70, junto com outras lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época no comando do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Como deputado federal pelo PT-MG por dois mandatos (1987 a 1994), teve papel fundamental na elaboração da Constituição de 1988, no capítulo em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Sua trajetória foi marcada pela defesa de um projeto de construção de uma sociedade democrática, solidária e justa.

Neste momento doloroso, nossos mais sinceros sentimentos e votos de pesar à família.

Brasília, 23 de agosto de 2024

Odair Cunha, líder da Bancada do Partidos dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados

Trajetória de João Paulo Pires de Vasconcelos

João Paulo Pires de Vasconcelos nasceu em Belo Horizonte a 8 de março de 1932, e era agrimensor de profissão. Seu pai, João Vasconcelos, chefiou a execução do Plano Diretor da capital durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Após trabalhar na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desde os 17 anos, João Paulo ingressou, em 1960, na Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, em João Monlevade.

Começou sua trajetória no movimento sindical e teve sua formação política na juventude através da JOC (Juventude Operária Católica). Nos 32 anos seguintes, escreveu seu nome na história do movimento sindical brasileiro.

Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos entre 1972 e 1978, período que o Brasil viveu uma onda de greves que atingiu os principais centros industriais do país.

Em 1980, João Paulo foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1986, ocorre a “greve dos 23 dias” na Belgo-Mineira, a mais emblemática da história da empresa. Meses mais tarde o metalúrgico foi eleito deputado constituinte.

Entre 1989 e 1990, foi vice-líder do PT na Câmara dos Deputados. Em 1990, foi eleito para o seu segundo e último mandato como representante federal.

Em 2022 seu nome entrou para a seleção dos 200 nomes de personalidades fundamentais para a construção do Brasil elaborada pelas centrais sindicais.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!