Bandeirinhas, comida típica, quentão, quadrilha e muita música. Moradores da Rua Passarela 28de Abril, no bairro Vera Cruz em João Monlevade, se reuniram neste sábado, 22, para a Festa Junina do Condomínio.
“Este é o segundo ano que o grupo fecha a rua, decora, capricha no figurino e nas comidas típicas para celebrar o São João.
O arraiá teve início a partir de conversas entre os moradores “É um momento de união. Além de vizinhos convidamos amigos próximos para fazer parte do evento”, conta umas das idealizadoras, Elem Ferreira.
“É uma festa simples, em torno dos moradores. Tudo é planejado com antecedência e fica muito caprichado e divertido”.
E a logística é assim: cada morador colabora com um quitute e com a decoração, no sábado pela manhã, todos se reúnem para enfeitar a rua e por volta das 19 horas, começa o arraiá, que não tem hora para encerrar.
Antes que venha a pergunta: – tem fogueira, sim senhor! Claro, afinal é um dos símbolos das festas juninas e o responsável é o morador, Maycon Freitas.
As barraquinhas distribuídas no local com as tradicionais comidas típicas como: caldo de mandioca ,caldo de feijão, canjiquinha, canjica grossa, quentão, milho verde cozido, broa, arroz doce, pé de moleque, carrinho de pipoca tudo distribuído entre eles.
A música ao vivo com o cantor João Paulo contribui para criar um clima festivo, incentivando a participação dos moradores e fortalecendo os laços, aproximando-os.
Além de promover a integração entre os moradores, a festa demonstra a união comunitária e fortalece a convivência.
A iniciativa serve como inspiração para outros bairros .A” Festa Junina do Condomínio” é um exemplo de como a união e a organização podem transformar uma celebração tradicional em uma experiência memorável e segura para toda a comunidade.
Imagens: Divulgação