O Comitê de Arboviroses da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu nesta quinta-feira, 11, para avaliar os resultados das ações e próximos passos a serem dados no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue e suas variantes. O grupo pede a população que reforce os cuidados domésticos para evitar mais casos da doença que já causou diversas mortes em todo o país.
O município continua com alta incidência de casos confirmados. Segundo a Vigilância Epidemiológica foram registrados esse ano, entre janeiro e 8 de abril; 1684 casos de dengue, além de 17 casos de Chikungunya em investigação.
Os bairros Centro, Monte Verde, Santana e Cidade Universitária tiveram o número de notificações reduzida, já o Recreio e a localidade de Vargem Alegre tiveram alta.
As ações de visita de agentes e UBV Veicular (que extermina o mosquito adulto) continuam em toda a cidade, mas a ajuda da população é fundamental, já que a maioria dos focos estão localizados em residências. Assim, é de grande importância que cada cidadão faça a vistoria semanal em toda casa e quintal para eliminar possíveis criadouros como pneus, garrafas, caixas d’água destampadas, embalagens vazias, pratos de vasos de plantas, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até a próxima semana, Minas Gerais estará no pico de contaminação de dengue, então é preciso que os cuidados sejam intensificados.