O número de crimes violentos foi inferior em 2023 comparado aos últimos anos, números positivos são graças à colaboração entre o executivo e os militares. Trabalho em conjunto também foi essencial na diminuição das ocorrências de roubos e furtos.
Na cidade de Santa Bárbara Somente no ano de 2023, houve uma redução de 83% nos casos de homicídio, graças ao grande esforço da Polícia Militar, liderada pelo tenente Elisson Evangelista, e à colaboração da Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Governo, Esportes e Ordem Pública.
Além da diminuição dos crimes contra a vida, o município também certificou uma queda nos números de furtos e roubos. Durante todo o ano passado, o município teve um total de 13 roubos, 61% a menos que em 2022, e 337 furtos, contra 450 do ano retrasado, uma redução de 26%. Também foram apreendidas 15 armas de fogo que seriam utilizadas na prática de delitos contra a sociedade.
Combate aos rolezinhos
Problema comum em várias cidades de Minas Gerais, o combate ao “rolezinho”, Desde então, diversas ações foram realizadas para combater esse tipo de crime, como, por exemplo, blitz em pontos estratégicos e um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, por meio do sistema de videomonitoramento do Olho Vivo.
Em 2023, foram feitas 226 medidas administrativas, 77 de direção perigosas e 13 operações Lei Seca e 42 ocorrências de embriaguez, resultando em um total de 1.695 multas confeccionadas.
Em 2023, a atual gestão em busca de uma cidade mais segura, por meio da Secretaria de Governo, Esportes e Ordem Pública, inaugurou sede da PM, no Cedesp, investiu R$ 500.000,00 na compra de 3 viaturas 0 km e ampliou o sistema de monitoramento do Olho Vivo, agora são 29 pontos espalhados pela sede, distritos e comunidades.