A iluminação da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, é apenas uma das ações apoiadas pela Companhia
Dezembro chegou e, com ele, a magia do Natal. Luzes e cores já enfeitam as casas, as lojas e as ruas de Belo Horizonte e de muitas outras cidades de Minas Gerais. E para alegrar ainda mais a festividade de milhares de mineiros, a Cemig está patrocinando uma série de atrações culturais em municípios das várias regiões do estado. Os projetos, que serão realizados em mais de 20 cidades de Minas, prometem encantar pessoas de várias gerações.
Ao todo, a Cemig está destinando cerca de R$8 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic), para o desenvolvimento de iniciativas artísticas na celebração do Natal dos mineiros. Serão praças e ruas históricas iluminadas e decoradas, apresentações de teatro, corais e orquestras, cortejos, visitações a igrejas e museus, além da tradicional casa do Papai Noel e muitas outras ações natalinas. Além de Belo Horizonte, cidades como Tiradentes, São Lourenço, Mariana e Montes Claros, por exemplo, estão entre as que terão projetos incentivados pela Companhia.
A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca o compromisso da empresa, como a maior incentivadora da cultura no estado, em proporcionar a realização dessas iniciativas em cidades de diferentes regiões do estado, promovendo uma maior democratização do acesso às atrações.
“Com a decoração da Praça da Liberdade, inaugurada no último sábado (02/12), demos início às comemorações do Natal da Mineiridade Cemig 2023. E a Companhia estará com os mineiros, celebrando esse momento, em muitos lugares de Minas Gerais. Estamos incentivando projetos em mais de 20 cidades do estado, nas diversas regiões mineiras. Em Belo Horizonte, por exemplo, estamos incentivando iniciativas que serão desenvolvidas na área central da capital e nas outras regiões do município. Queremos ampliar o acesso à cultura, fazer com que essas produções cheguem ao maior número de pessoas”, explica.
Ela completa reafirmando a satisfação da Cemig em participar das festividades natalinas dos mineiros. “Para nós, da Cemig, é uma grande alegria fazer parte deste momento e patrocinar atrações que tanto encantam crianças, adultos e idosos. O Natal é uma festa que está na memória, na lembrança de muitos. Trazer as referências dessa data e deixá-las ainda mais próximas da população, nos enche de alegria”, resumiu.
Praça da Liberdade
Com recursos destinados pela Cemig, o projeto de iluminação da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, já está encantando os visitantes com o seu show de luzes, suas lâmpadas de LED e seus lasers que retratam a história e os personagens icônicos de Minas Gerais. A decoração do ambiente destaca as riquezas e os personagens que fazem parte do patrimônio histórico, artístico e cultural de Minas Gerais.
O cenário fascinante desse cartão postal da capital mineira foi dividido em cinco áreas que dialogam com o Natal e a cultura de Minas. Elas abordam os temas Alma, Artes, Ciência e História, todas conectadas pela Alameda Travessia. E é claro que a figura do bom velhinho não poderia faltar. Papai Noel está presente nas instalações e traz um show de neve, completando a magia. A proposta, que reúne o tradicional e o novo, pode ser vista até o dia 06 de janeiro.
Belo Horizonte e interior
Os projetos natalinos selecionados e incentivados pela Cemig, tanto nas cidades do interior do estado quanto na capital, buscam valorizar e potencializar a cultura mineira, além de fortalecer a economia criativa e o turismo local.
Em Belo Horizonte, por exemplo, o Natal BH Iluminada 2023 realizará ações na região central da capital, além das oito regionais da cidade, agitando essas localidades. Em outro projeto executado em Belo Horizonte, crianças de diferentes instituições vão visitar espaços decorados com o tema natalino ao mesmo tempo que aprendem sobre educação patrimonial.
Já em São Lourenço, o VI Natal das Águas pretende movimentar a cidade. A expectativa é de que a iniciativa reúna um público de cerca de 50 mil pessoas entre turistas e moradores. Em Três Marias, os bonecos e as cenografias utilizadas nas apresentações teatrais do Grupo Giramundo ganham novas configurações e passam a integrar presépios montados na cidade.