domingo, novembro 24, 2024
INÍCIO Câmara de João MonlevadeUEMG João Monlevade recebe homenagem pelos 17 anos de fundação no município

UEMG João Monlevade recebe homenagem pelos 17 anos de fundação no município

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de João Monlevade prestou uma homenagem especial à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Polo João Monlevade, através da Moção de Aplausos Nº 148/2023, apresentada pelo vereador Doró da Saúde (PSD).

Segundo o autor, a moção é “pelos 17 anos de fundação da Universidade, que vem formando cidadãos, garantindo direito à educação com importante papel de relevância para o desenvolvimento econômico, científico e social no país, sendo responsável por transformações expressivas no modo de produzir e difundir conhecimentos, saberes, tecnologias, culturas, artes e demais segmentos”.

A moção foi entregue à diretora da UEMG Unidade João Monlevade, Júnia Soares Alexandrino, a vice-diretora Nilza Carvalho e ao ex-diretor da Unidade, José Arnaldo da Matta Machado, que receberam a homenagem em nome de toda a comunidade acadêmica.

Júnia agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal e reafirmou o compromisso contínuo com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento da região. Na oportunidade, ela lembrou de algumas dificuldades que a instituição passou, mas que foram superadas com o apoio da Câmara, Prefeitura e comunidade acadêmica.

O vereador Doró demonstrou sua alegria em conceder a Moção. “Esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela UEMG. Tenho um carinho enorme pela Universidade e sou imensamente agradecido por ter tido a oportunidade de contribuir com a construção do laboratório”.

O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), parabenizou a instituição e enalteceu a contribuição da UEMG na formação dos jovens. “Ao longo dos últimos 17 anos, a Universidade tem sido um espaço de oportunidades para os jovens de todo país, principalmente da nossa região, transformando suas vidas e enriquecendo nossa comunidade como um todo”.

UEMG João Monlevade

A UEMG Unidade João Monlevade foi fundada em 2006, ocupando a estrutura da antiga E.E. Padre Drehmanns, no bairro Baú. Inicialmente oferecia os cursos de engenharia Ambiental e Engenharia de Minas, a instituição expandiu-se ao longo dos anos, introduzindo novos cursos e construindo um novo prédio em 2010.

A construção de um novo prédio em 2010, em parceria com a prefeitura, permitiu o aumento gradual de estudantes, professores e funcionários. Em 2022, a instituição passou a ofertar os cursos de Engenharia Mecânica e expandiu Engenharia Civil para Guanhães. Atualmente, a universidade oferece seis cursos de graduação em engenharia, atendendo cerca de 800 alunos com 78 professores e 26 funcionários.

A UEMG João Monlevade opera em três locais na cidade, incluindo um centro tecnológico com laboratórios especializados. Apesar de enfrentar desafios como danos causados pelas chuvas e reformas em andamento, a instituição é elogiada por seu papel crucial no desenvolvimento econômico, científico e social do país, transformando vidas e promovendo educação de qualidade na região.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!