Ações visam melhorar qualidade dos serviços prestados e atender reivindicação dos pais dos alunos
A Prefeitura de João Monlevade e a Enscon Viação, responsável pelo transporte escolar, anunciaram a criação da Ouvidoria do Rota e curso de capacitação para as monitoras que dão suporte aos estudantes durante o trajeto nos coletivos. Essas iniciativas surgem em resposta às mudanças no sistema de transporte escolar, que atende tanto os alunos da rede municipal quanto estadual de ensino. O objetivo primordial dessas medidas é minimizar impactos e acolher as demandas específicas dos estudantes, com foco especial na inclusão e na qualidade do serviço prestado.
O telefone da Ouvidoria é o (31) 9 8655-0879, disponível a partir da próxima segunda-feira (9) para mensagens de texto e chamadas de voz. Para garantir uma resposta mais rápida, os usuários devem evitar o envio de áudios.
O curso de capacitação em relações interpessoais para as monitoras está programado para este sábado (7), a partir das 8h, no auditório da Prefeitura de João Monlevade. A ação visa aprimorar as habilidades das 23 prestadoras de serviço na condução de estudantes, com ênfase especial nas necessidades dos alunos autistas e deficientes.
Os dois serviços foram definidos em reunião com representantes da Enscon e da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (4). Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), o procurador jurídico, Hugo Lázaro, o chefe do Setor de Trânsito e Transporte (Settran), José Jayme, a assessora da Secretaria de Educação, Nair de Cássia, a responsável por gerir o transporte escolar, Fernanda Lana e a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho. O proprietário da Enscon Viação, Eduardo Lara, o gerente da empresa Maciel Gomes e o supervisor de transporte, Alex Jordane Nascimento, e o líder do prefeito na Câmara, vereador Belmar Diniz (PT), também participaram do encontro.
Pais podem acompanhar itinerário em tempo real
Durante o encontro, os representantes da Prefeitura e da Enscon reforçaram que os pais e responsáveis pelos estudantes usuários do sistema de transporte escolar também podem acompanhar em tempo real o itinerário dos ônibus que atendem aos alunos. A função é disponibilizada pelo App JMBus, disponível para download pelo sistema Android ou IOS. O JMBus é um planejador de viagens, desenvolvido pela empresa Enscon Viação, com apoio do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran). O aplicativo oferece informações atualizadas sobre a rota dos ônibus e horários de partidas e chegadas dos coletivos.
Câmeras nas escolas
Também como forma de monitorar a entrada e saídas dos alunos no período letivo, a Prefeitura de João Monlevade está instalando câmeras de segurança em todas as 18 unidades de ensino municipais. A ação garante mais segurança para a comunidade escolar e tranquilidade aos pais. Já contam com os equipamentos: Centro Educacional, Germin Loureiro, Efigênio Mota, Cicinha Moura Simon, Monteiro Lobato e os Centros de Educação Infantil (Cemeis) Luz aos Pequeninos Loanda, Imaculada Conceição e Maria Vitória. Até o final desta semana, as câmeras serão instaladas nas escolas Cônego Higino, Promorar e nos Cemeis Luz aos Pequeninos Nova Monlevade, Casulo e Sion. Já as próximas instituições beneficiadas serão Emip, Eugênia Scharlé e Cemeis Irmã Dulce e Louis Ensch.