sexta-feira, novembro 22, 2024
INÍCIO Câmara de João MonlevadeVereadores aprovam três projetos no retorno das Reuniões ordinárias no segundo semestre

Vereadores aprovam três projetos no retorno das Reuniões ordinárias no segundo semestre

Prefeito, vice e assessores visitam a Casa antes do início dos trabalhos

 Após um período de recesso, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou nessa quarta-feira, (02/08), a primeira reunião ordinária do segundo semestre. Antes de iniciar os trabalhos, os vereadores receberam a visita do prefeito Dr. Laércio Ribeiro, vice-prefeito Fabrício Lopes, assessor de governo Gentil Bicalho e chefe de gabinete Geraldo Giovani.

Na oportunidade, Dr. Laércio destacou a parceria entre o Executivo e o Legislativo durante estes anos. “Muito ainda há para ser feito na nossa cidade e contamos com o apoio desta Casa. Sabemos que as cobranças de agora para frente serão maiores e vamos continuar trabalhando juntos em prol da nossa cidade.”

O vice Fabrício Lopes também se colocou a disposição do Legislativo para buscar as melhorias que os monlevadenses anseiam. “Estamos juntos neste semestre, vamos estar juntos no ano que vem, sempre em busca do melhor para o município”.

Por sua vez, Fernando Linhares (União) agradeceu a visita do prefeito, vice e assessores. Ele destacou a importância de estreitar ainda mais os laços principalmente em relação aos projetos que vão impactar a vida dos cidadãos. “Quando eu falo impacto, não necessariamente significa impacto financeiro. Eu falo no impacto positivo de melhorias na condição de vida, moradia, emprego e renda da população. Vamos continuar trabalhando juntos, contando também com apoio dos secretários e toda equipe”.

 

Aprovação de matérias

Em primeiro turno os vereadores aprovaram o projeto de lei 1.332/2023, de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), que cria a Política Municipal de Acesso à Educação Financeira e Empreendedorismo no âmbito da rede pública de ensino do Município de João Monlevade.

De acordo com Bruno, o objetivo da matéria é conscientizar crianças e adolescentes acerca da importância do planejamento financeiro pessoal e desenvolvimento da sociedade à qual estão inseridos. Além disso a matéria visa desenvolver habilidades como organização e planejamento futuro e estimular o conhecimento sobre a distribuição de valores.

Conforme o texto, o programa terá caráter optativo, sendo facultado às escolas aderirem. Caso seja sancionado, o Executivo poderá firmar parcerias com as entidades ligadas ao desenvolvimento, comércio e a indústria para promoção das ações educacionais, com o objetivo de transmitir os conhecimentos de educação financeira e de empreendedorismo.

O autor ainda sugere no projeto a criação da Semana Municipal de Incentivo à Educação Financeira e Empreendedorismo para ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de maio.

Outra matéria aprovada em primeiro turno foi o projeto de lei nº 1.347/2023, de iniciativa do Executivo, que cria cargos de Ajudante Geral, altera a Lei Municipal nº 955/89 e dá outras providências.

A matéria visa o atendimento às Secretarias de Serviços Urbanos e Administração com a criação de 80 vagas para o cargo de ajudante geral.

O vereador Thiago Titó (PDT) informou que votou favorável ao projeto em primeiro turno para que a matéria possa continuar a tramitação, mas ele informou que aguarda algumas correções no texto para que a proposta seja votada em segundo turno.

Por sua vez, o vereador Gustavo Prandini (PTB), que votou contrário à proposta explicou que na última reunião ele apresentou alguns questionamentos, porém os mesmos não foram alterados no projeto. Entre as ponderações, por exemplo, Prandini destacou que não há comprovação se o aumento de despesa está contemplado no PPA. Prandini ainda ressaltou que não é contra a criação de cargos, mas que os mesmos precisam ser discutidos para não haver problemas futuros.

O vereador Belmar Diniz, líder do governo, informou que a alteração é simples, mas que irá solicitar uma reunião com o jurídico da prefeitura para tratar do assunto.

 

Pedido de vistas

O vereador pastor Lieberth (União) pediu vistas ao projeto de lei complementar nº 22/2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a instalação e funcionamento de Cemitério e de Crematório de Animais Domésticos de Pequeno e Médio Porte no Município de João Monlevade. A matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente.

Segundo o parlamentar, ele precisa esclarecer algumas dúvidas sobre a proposta antes da votação.

            Mais aprovações

Em redação final os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 1.352/2023, de iniciativa do vereador Belmar Diniz. A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de fraldários em ambientes públicos e privados de circulação, permanência ou concentração de pessoas.

Por fim, em segundo turno e redação final foi aprovado mais uma proposta do vereador Belmar Diniz. O projeto de lei nº 1.364/2023, autoriza o Poder Executivo a instituir o Banco de Ração, para animais no município de João Monlevade, bem como criar o Programa de Lar Temporário para animais.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!