Morador de Pouso Alegre, no Sul de Minas, José Bernardo da Silva completou 105 anos em 14 de junho e as comemorações aconteceram no local de trabalho dele. O idoso ainda trabalha, todos os dias, de segunda a sexta-feira, em horário reduzido. Nascido em 1918, José Bernardo trabalha em uma das lojas do supermercado Center Box e é a pessoa mais velha do Brasil com carteira assinada, segundo Carlos Magno, proprietário da rede. Para comemorar os 105 anos do funcionário, uma festa interna foi promovida na loja do supermercado, no bairro Fátima. Teve bolo, bexigas e os colegas da empresa cantaram os parabéns a ele, que ficou emocionado com a surpresa. Henrique Fonseca, coordenador de Marketing do Center Box, informou que ‘seu’ Bernardo hoje não tem uma rotina de trabalho e fica pela loja para conversar com clientes e colegas. Ele tem transporte de ida e volta para o supermercado.
“Seu transporte de vinda é com uma colega de trabalho, e seu retorno é feito por um motorista de aplicativo que contratamos. Ele gosta muito de estar aqui, e nos preocupamos muito com ele, para saber como ele está, se está feliz, bem de saúde”, contou o coordenador.
Conheça mais sobre a vida de ‘seu’ Bernardo
‘Vô’, como é chamado pelos colegas de trabalho, nasceu em Cachoeira de Minas, município vizinho de Pouso Alegre, e começou a trabalhar logo aos 10 anos de vida. Ele foi registrado como funcionário do Center Box em 6 de maio de 2009.
Em maio de 2022, em entrevista ao portal Terra do Mandu, o idoso afirmou que chega no primeiro horário, assim que a loja abre. Ele coloca um agasalho e começa a tarefa de todo dia. Ele comentou ainda que trabalha para aumentar sua renda, uma vez que já é aposentado. Disse que até hoje está trabalhando, pois se sente bem com isso. “Levanto, lavo a cara, como dizia minha avó, vou fazer um café, nós tomamos e fico sentado esperando o horário de ir para o serviço”, contou ‘seu’ Bernardo em 2022. “Chego aqui e já olho se tem carrinho, vou juntando e coloco no lugar certo, essas cestinhas que ficam abandonadas por aqui e por ali eu junto tudo, ponho no lugar, volto e pego mais. É desse jeito, o dia inteirinho”, completou ele. Iago Almeida / Especial ao EM