domingo, outubro 6, 2024
INÍCIO Sem categoriaCentro de Operações de Emergência se reúne na Casa da Cidadania

Centro de Operações de Emergência se reúne na Casa da Cidadania

Na manhã da última quinta-feira (13), o Centro de Operações de Emergência de João Monlevade (COE-Geral JM) realizou a sua primeira reunião. O grupo foi criado pela Prefeitura, por meio da Assessoria de Governo, para tratar de questões referentes aos problemas causados pelos períodos chuvosos no município. O encontro aconteceu na Casa da Cidadania, no bairro Belmonte.

Instituído em fevereiro deste ano, o COE Geral reúne diversos setores e secretarias da administração municipal, como as de Assistência Social, Saúde, Administração, Procuradoria Jurídica, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vigilância em Saúde (Visa) e Defesa Civil, além de várias entidades, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e organizações da sociedade civil. O objetivo do grupo é discutir, planejar e promover ações de prevenção e de resolução de problemas advindos da ocorrência de fortes chuvas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Eduardo Bastos, as ações integradas do grupo são muito importantes, pois agilizam os processos de informações e ajudam na prevenção de problemas. “Prevenção é o pilar de tudo e o trabalho do grupo vai ajudar a racionalizar e agilizar as ações. A atuação intersetorial do grupo será muito importante”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edemir Alves, enfatizou sobre o trabalho em rede, que é a tônica do COE. “A Defesa Civil não trabalha sozinha. Todo o trabalho é realizado em conjunto, seja nas ações emergenciais ou preventivas. Trabalhamos com informações e com prevenção, sempre, e sendo assim, o trabalho do COE será de suma importância”, afirmou Edemir.

O secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, chamou a atenção para as ações positivas advindas da atuação do grupo. “João Monlevade é destaque nacional em defesa civil e isso se dá muito em virtude das ações do grupo. É um trabalho importante, consistente e sério e tem sido muito positivo”, salientou Gilberto.

Segundo o servidor da Assessoria de Governo, José Gomes Martins, o trabalho do COE objetiva ser contínuo e permanente e conta com a participação da sociedade civil. “É um espaço de diálogo e discussão, com um objetivo comum, a prevenção e a atuação imediata e eficaz diante de emergências”, disse.

Ainda participaram da reunião o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, o diretor do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, representantes da Procuradoria Jurídica, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde (Visa), Fundação Municipal Crê-Ser e da Polícia Civil.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!