Alunos das escolas municipais Cicinha Moura, Eugênia Scharlé, Cônego Higino de Freitas, Germin Loureiro, Efigênio Mota (anexo) e da estadual Rúmia Maluf receberam da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente os certificados de participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade de formatura foi realizada no último sábado (3), no Centro de Convenções Pastor Anselmo Silvestre, no bairro Sion, e contou com a participação de 480 formandos.
Durante o evento, os alunos destaques receberam medalhas e foram premiadas as melhores redações com bicicleta, celular e tablet. O comandante da Polícia Militar em João Monlevade, tenente-coronel Agnaldo de Souza Schuab, foi homenageado pela instrutora do Proerd, cabo Bruna Cristian Guardiano Fonseca.
Em seu discurso, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante), disse que qualquer iniciativa que objetive preservar e formar a juventude para o bem tem o seu apoio e o do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT). “Muito obrigado à Polícia Militar, por trabalhar não só no combate ao crime, mas, em especial, na prevenção. Parabéns aos parceiros que nos permitem alcançar sempre mais e também aos alunos e aos seus familiares”, destacou. Segundo a cabo Bruna, a formatura do Proerd é muito importante pois é uma forma de mostrar o resultado do processo entre escola, família e sociedade. “Eu acredito no Programa e tenho esperança que a semente que plantamos hoje possamos colher ao longo do tempo”, declarou.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante); da assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Nair da Silva de Cássia; do vereador Leles Pontes (Republicanos); da presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) Geral, Creusa Maria dos Santos; do presidente do Consep I Saulo Amaral; do presidente da Assembleia de Deus, pastor Carlos Roberto Lopes e da representante da Arcelor Mittal, Mônica Xavier.
Proerd – O Programa tem como objetivo combater o crime já na infância, mantendo os pequenos afastados dele. Desde 2004, o Proerd existe em João Monlevade, sendo o seu primeiro instrutor o cabo (depois sargento) Célio Ferreira de Souza, falecido há dois anos.