O técnico Vanderlei Luxemburgo garantiu que não entrou em contato com nenhum jogador até o momento para sondar a possibilidade de ser contratado pelo Cruzeiro em 2022. Ele rechaçou as especulações em entrevista ao canal oficial do clube no YouTube.
“Não sondei ninguém. Não tem ninguém. Tudo que é nome que surgiu, tudo mentira. Se tem um cara que achou que adivinhou, se quebrou. Não tem nada disso. A fonte vai te quebrar. Não falamos de contratação de ninguém”.
Apesar de não ter consultado potenciais reforços, o treinador ressaltou a importância de formar um elenco forte em 2022. Na opinião dele, esse é o caminho ideal para o Cruzeiro retornar à elite do Brasileiro com uma base preparada para a permanência em 2023.
“Ano que tem temos que fazer projeto de Cruzeiro de primeira divisão, não abro mão disso. Primeira divisão jogando a segunda divisão. O projeto tem que ser de primeira divisão, já deixando o Cruzeiro redondo para quando subir ter uma base de primeira divisão. É para isso que vamos trabalhar”.
Noticiada pelo site Torcedores.com, a lista de Luxemburgo teria o atacante Germán Cano, do Vasco; o goleiro César, do Flamengo; e o lateral-esquerdo Adriano, que fez história no Sevilla e no Barcelona e está livre no mercado da bola desde julho de 2021, quando saiu do Eupen, da primeira divisão da Bélgica.
Vale lembrar que o clube continua impossibilitado de contratar em razão do transfer ban na Fifa. São duas punições por dívidas de contratações: do atacante Riascos, ex-Monarcas Morelia, do México (atual Mazatlán FC), por R$6 milhões; e do meia Arrascaeta, ex-Defensor do Uruguai, por R$7 milhões.
Quanto à chance de promoção ainda em 2021, o Departamento de Matemática da UFMG calcula em 0,07%. Com 35 pontos e em 12º lugar, o Cruzeiro teria de vencer os 10 duelos restantes, além de torcer por tropeços de vários clubes. O 4º colocado, Goiás, soma 48.
O próximo compromisso da Raposa é contra o Coritiba, líder isolado da Série B, com 54 pontos. As equipes medem forças na sexta-feira, às 21h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 29ª rodada. Já na terça-feira, às 21h30, no Independência, será a vez de encarar o Botafogo (3º, com 48), pela 30ª rodada.
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro