sábado, novembro 23, 2024
INÍCIO Câmara de João MonlevadeComissão de Participação Popular recebe mais um cidadão na Tribuna Popular

Comissão de Participação Popular recebe mais um cidadão na Tribuna Popular

Nesta terça-feira, 16, a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de João Monlevade promoveu mais uma reunião com a participação de um cidadão fazendo o uso da tribuna popular.

A moradora do bairro Cruzeiro Celeste, Ana Ermelinda Marques, falou sobre o tema: Esporotricose – Doença zoonótica. Segundo Ana, que é formada em agronomia e pós-graduada em ciência biológicas, a esporotricose é uma doença causada por um fungo e se manifesta como ferida na pele de animais e humanos, muitas vezes denominada dermatite subcutânea. Ainda segundo ela, a doença pode atacar órgãos internos como pulmão, coração, fígado e ossos.

Ainda de acordo com Ana, a doença é causada por um fungo e transmitida pelo contato do mesmo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato.

Ana ainda relatou que tomou a iniciativa de apresentar o problema já que segundo ela, na região onde mora, algumas pessoas e animais sofreram com o ataque do fungo.

Ela sugeriu que o Executivo disponibilize o treinamento dos profissionais de saúde para detectar com mais precisão a doença. “É importante que os profissionais estejam preparados para detectar e notificar a Vigilância Sanitária os casos positivos, para que seja prescrito o tratamento correto”.

Ainda segundo Ana, nos casos positivos da doença é necessário fazer a assepsia do ambiente onde o animal se encontra.

O vereador Marquinho Dornelas (PDT), presidente da Comissão, lembrou que a reunião tem o objetivo de dar voz ao cidadão para que ele apresente os problemas e que juntos possam buscar as possíveis soluções.

Ele sugeriu que sejam feitas campanhas de informações e educativas para a população a respeito da doença. Dornelas ainda lembrou que uma verba, intermediada por ele com um deputado, está disponível na conta do Executivo, e que este valor poderia ser usado para que as campanhas fossem realizadas.

O parlamentar, Belmar Diniz (PT) relatou que buscou informações junto à Vigilância Sanitária em relação à doença e que foi informado que há poucos registros de caso na VISA, e quando foram constatados, o órgão fez um comunicado para os moradores da região. Ele ainda destacou que a orientação é que se alguém perceber alguma ferida no animal ou na pessoa, que seja comunicado à Vigilância. Belmar também enfatizou que irá levar o assunto ao conhecimento da Secretaria de Saúde.

Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues, o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Simas (Marcão), e representantes da ONG Cia. Do Bem, Daniela Fonseca de Paula e Moisés Soares Martins.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!