MÊS DAS PRETAS: ( indique uma preta com história pra contar)
E como não contar a história da Juliana Silva ,cidade natal Belo Horizonte , cidade atual moradora há 11anos em João Monlevade ela é filha primeira das quatro filhas de Maria de Lourdes Silva mulher negra e mãe solteira .
O berço criado por sua mãe solteira com 4 filhas foi criado com muito amor e zelo e por muitos desafios, preconceitos por ser negra e ser mãe solteira conseguiu vencer.
Assim como a Juliana as irmãs conseguiram formar o ensino médio com trabalho contínuo e árduo de sua mãe e hoje todas formadas concursadas 3 filhas estado secretaria de segurança pública e secretaria de educação e Juliana na secretaria de saúde João Monlevade onde é efetiva a 9 anos prestando serviço público na área da saúde.
Juliana mulher prestes a completar 44 anos em 27 julho venceu muitos desafios e perdas conquistas e vitórias .
Como sua mãe guerreira de origem negra Juliana se transformou em uma mulher forte.
Foi vítima de violência doméstica contra mulher e hoje protegida da lei Maria da penha teve coragem de denunciar o agressor e seguir em frente.
Teve um filho pré maturo Júlio Cézar hoje anjinho e que é luz na vida de Juliana.
Moradora do bairro Planalto a 8 anos periferia da cidade sente orgulho de sua origem e conquista.
Candidata a vereadora na última eleição demonstrou coragem de lutar por justiça social demonstrando que lugar de mulher é onde ela quiser seja na política ou dona de casa ou mãe o importante é conquistar a independência e seu lugar de Fala .
A Jú é alegre sempre sorriso no rosto um olhar de menina mas uma mulher de coragem e muito forte…
Deixa um recado pra comunidade negra principalmente as mulheres… “Conquistem sua independência financeira, estude, trabalhe, pra você não aceitar e ser vítima de violência por nenhum motivo que justifique, porque você conquistando o seu espaço assim como eu vencerá e jamais aceitara qualquer abuso ou preconceito que vier portanto, seja corajosa Lute e seja mulher de atitude”.
No momento Juliana está superando uma depressão em tratamento terapêutico buscando ajuda mais uma vez para superar desafios.
A frase de efeito dela?
“Um Brinde a mim porque só os fortes sobrevivem.”
Seja como a Juliana Silva ,guerreira cai e levanta melhor que antes porque sua força é … Família, verdadeiras amizades ,e acima de tudo Deus que está no controle de tudo.
“Obrigado um abraço carinhoso da Jú pra toda comunidade Negra.
E se estende a todas as Mulheres guerreiras independente da raça, cor ou etnia e religião sexualidade .
E lembremo-nos somos mulheres e unidas encorajando umas as outras unidas venceremos
Ass: Juliana Silva”
Mulheres guerreiras não são as que nunca caem ,mas as que sempre levantam.. Peçam
ajuda, fortaleçam umas as outras.
*Associação Monlevadense de Afrodescendentes (AMAD)