sábado, novembro 23, 2024
INÍCIO ItabiraItabira vence prêmio de melhor gestão entre todas as cidades mineradoras do...

Itabira vence prêmio de melhor gestão entre todas as cidades mineradoras do Brasil

Reconhecimento foi conferido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Oscip Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia

Itabira foi a vencedora da categoria Gestão do Prêmio Municípios Mineradores. A honraria, concedida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, foi entregue nesta terça-feira (7), durante cerimônia em Brasília. O prefeito Marco Antônio Lage e o chefe de Gabinete, Alisson Diego Batista Moraes, representaram a cidade no evento.

Criado com o propósito de mapear, reconhecer e premiar as práticas e projetos de cidades que abrigam a mineração em seus territórios e que estão potencializando o aprimoramento da governança pública, o Prêmio Municípios Mineradores teve a sua primeira edição em 2022. A honraria foi dividida em oito categorias e selecionou os vencedores entre 200 cidades em todo Brasil que recebem a Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

Itabira sagrou-se vencedora na categoria Gestão em uma votação final com Santa Bárbara e Paracatu. A ganhadora só foi conhecida durante o evento. O presidente do Ibram, Raul Jungmann, e os ministros de Meio Ambiente, Joaquim Leite, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, acompanharam a solenidade.

O prefeito Marco Antônio Lage agradeceu a premiação e dividiu a honraria com toda população itabirana e aos servidores municipais. O chefe do Executivo também destacou o planejamento de curto, médio e longo prazo que é construído em parceria com a mineradora Vale. “Um orgulho pessoal, mas, mais do que isso, é um prêmio que pertence aos funcionários da Prefeitura de Itabira e à população itabirana. Logo que assumimos, nós procuramos a Vale e apresentamos a proposta de um planejamento construído em forma de cogestão, que prepare Itabira para um futuro sustentável. Uma jornada de gestão qualificada e voltada para a sustentabilidade, com responsabilidade e construção de legados”, discursou o prefeito.

Para definir Itabira como a vencedora na categoria Gestão, o Prêmio Municípios Mineradores observou critérios como capacidade de pagamento da cidade, dispêndio de recursos em Saúde e Educação e número de servidores per capta. Todos os 200 municípios foram analisados, os três finalistas destacados e o vencedor eleito.

 

 

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!