A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Instituto Olhar Brasil (IOB) agendou 4.071 consultas oftalmológicas gratuitas neste mês de maio.
Os agendamentos foram feitos entre os dias 16 e 24 de maio no CRAS Novo Cruzeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Belmonte, durante todo o dia.
As consultas já estão sendo realizadas desde o último sábado, na Sede do Cras Bem Viver, no Novo Cruzeiro, e vão até o próximo sábado (31) no local. Entre os dias 2 de junho (segunda-feira) e o dia 5, os atendimentos serão realizados na UBS Cidade Nova. A partir do dia 6 de junho, as consultas ocorrem na sede da Secretaria de Saúde.
De acordo com uma das coordenadoras do programa do Instituto Olhar Brasil, Naiara Rocha, a parceria foi realizada justamente para diminuir a demanda de atendimentos oftalmológicos do município. “Os números em João Monlevade foram muito satisfatórios e nosso programa conta com uma gama de exames, todos gratuitos, sendo que em caso de tratamento ou cirurgia, os pacientes já saem com os devidos encaminhamentos do médico. Realizamos todo o processo para atender o cidadão da melhor forma possível e agradecemos a Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Saúde, pela confiança e parceria em prol da população”, destacou Naiara.
Receitas de óculos
Sobre as receitas em caso da necessidade de utilização de óculos, Naiara esclareceu que elas são dos pacientes e os mesmos tem a livre escolha para optarem pelo melhor lugar para obter os óculos, sem nenhum direcionamento. “As receitas saem com eles, em mãos e a escolha do local para adquirir os óculos é de responsabilidade do paciente, não há qualquer encaminhamento, interferência ou direcionamento de nossa parte. Eles têm total liberdade para escolherem o local para obter seus óculos”, afirmou Naiara.
Na ocasião da consulta, os pacientes assinam uma Declaração em que afirmam ter recebido o exame oftalmológico de forma gratuita e de que também estão cientes da livre escolha na aquisição de qualquer medicamento, produto, óculos ou lentes e suas variadas marcas e modelos. Na Declaração ainda consta que o paciente não se sentiu obrigado a comprar de qualquer estabelecimento que pode ter sido indicado por terceiros.
Região e procedimentos
O trabalho de parceria entre as prefeituras e o Instituto Olhar Brasil (IOB) já foi realizado nos municípios de Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era.
Os procedimentos realizados são Avaliação de Acuidade Visual; Refração Completa (medida de grau); Exames de Movimentos Oculares; Exames da Parte Anterior dos Olhos; Exames de Biomicroscopia; Medição da Pressão Intra Ocular; Teste do Olhinho em Bebês de 0 a 2 anos e Retinografia.