A Câmara Municipal de João Monlevade promoveu nesse domingo, 18/05, com grande sucesso, a 31ª edição do Cidadão Legal, tradicional evento voltado para o fortalecimento da cidadania e o acesso gratuito a serviços essenciais.
Um dos destaques foi a emissão de documentos, que atraiu centenas de pessoas interessadas em regularizar sua documentação. Ao todo, foram emitidas quase 600 carteiras de identidade, 20 CPF’s (regularização e primeira via); 63 títulos de eleitor (regularização e primeira via); cerca de 100 certidões (nascimento, óbito e casamento). As certidões de pessoas nascidas em João Monlevade, estarão disponíveis a partir do dia 9 de junho no Cartório de Registro, localizado na Rua Brasília, 91, Lucília. Para as pessoas nascidas fora do município, o prazo é de 50 dias, e a retirada será feita no CRAS.
De acordo com o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), a equipe da Polícia Civil estava preparada para emitir mil carteiras de identidade, número que acabou sendo inferior devido a mudanças recentes na cidade. “Tínhamos uma demanda reprimida em relação à emissão das carteiras na cidade. No entanto, percebemos que, nesta edição do Cidadão Legal, a procura foi um pouco menor. Isso se deve à instalação do Posto UAI no município, que atualmente emite cerca de 100 identidades por dia. Essa nova estrutura tem contribuído significativamente para reduzir a fila por esse serviço”.
As carteiras de identidades foram feitas pela Policia Civil e serão emitidas pelo instituto em Belo Horizonte. O prazo é que elas estejam disponíveis no Posto Uai em até 30 dias. A Câmara Municipal irá divulgar em suas redes sociais (@camarajoaomonlevade) quando os documentos estiverem disponíveis.
O presidente da Casa, Fernando Linhares, agradeceu ao público presente e aos parceiros que contribuíram com o evento. “Foi uma festa bonita, com a entrega de muitos serviços essenciais para a população. Fico muito feliz e agradecido a todos os parceiros que abraçaram este evento conosco e a equipe da Câmara que se empenhou para que tudo ocorresse da melhor forma possível”.
O Cidadão Legal contou com a presença dos vereadores Sassá Misericórdia, Revetrie Teixeira, Belmar Diniz, Alysson Enfermeiro, Bruno Cabeção, Maria do Sagrado, Sidney Bernabé, Sinval da Luzitana, Thiago Titó e Vanderlei Miranda. Além disso, prestigiaram o evento o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, a vice-prefeita Dorinha Machado e secretários municipais.
Serviços e atrações para toda a família
O Cidadão Legal foi realizado com o apoio do Projeto Viva Monlevade, Casa de Cultura, Prefeitura Municipal e diversas entidades e empresas da cidade. Durante o evento, os cidadãos tiveram acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos, entre eles serviços de saúde como atendimento do Vacimóvel, com aplicação de diversas vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia, Testes rápidos para sífilis, hepatites B e C, HIV, tipo sanguíneo, bioimpedância, triagem odontológica, massagem fisioterápica e ginastica laboral.
Os cidadãos também puderam usufruir de serviços como cortes de cabelo, consultoria jurídica e atendimento do Procon, stand de Meio Ambiente, com recolhimento de pilhas, baterias e pequenos eletrônicos, educação ambiental, varal solidário, orientações sobre os direitos das mulheres e a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, feira de adoção de animais, oferta de vagas de emprego, esclarecimento sobre regularização fundiária, programas habitacionais e orientações da Defesa Civil, orientação financeira, orientação sobre a prevenção de acidentes e distribuição de sabão ecológico.
Também foram promovidas ações de educação para o trânsito, orientação em saúde bucal, distribuição de sabão ecológico e multimistura nutricional.
Para as crianças, o evento foi uma festa à parte, com brinquedos infláveis, pintura facial, salão infantil, além da distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, picolés e sorteio de brindes. Ainda tivemos a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Israel Pinheiro e show com Frederico Martins.
Aprovação do público
Diversos participantes elogiaram a organização e a variedade dos serviços oferecidos. Para muitos, o Cidadão Legal é uma oportunidade única de acesso rápido e gratuito a atendimentos que, em outros contextos, poderiam levar tempo ou gerar custos.
A moradora do bairro Loanda, Joana Cláudia Gonçalves, levou os três filhos (11, 8 e 3 anos) para emitirem a primeira via da identidade. Ela elogiou o serviço prestado. “Fui muito bem atendida. Fiz o documento dos meus filhos e agora vou levá-los para aproveitar as outras atrações, como corte de cabelo e a vacinação. Achei muito boa a iniciativa de oferecer os documentos gratuitos. Isso facilita muito para gente”.
Para o designer gráfico, Talles Viana, o evento foi uma oportunidade para levar a filha de 6 anos para se divertir. “Gostei muito da organização do evento. Foi uma manhã de diversão além de oferecer as pessoas a oportunidade para emitirem os documentos. Estão todos de parabéns”.
