A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade deu início este mês ao Programa Mais Saúde com Agente 2025, que oferece capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) do município. A primeira etapa da capacitação ocorreu no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond.
Segundo o chefe do Executivo, o programa é de extrema importância ao qualificar ainda mais os agentes de saúde, que lidam diretamente com a população em seu dia a dia. “O Mais Saúde com Agente é um programa do Ministério da Saúde que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Visa ao qualificar os agentes de Saúde e de Endemias para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social. É, sem dúvida, de grande relevância para a saúde do nosso município”, destacou o prefeito.
De acordo com a coordenadora da APS da Secretaria de Saúde, Renata de Moura, os agentes têm um papel importante no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), na Estratégia de Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades e na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social. “O programa realiza a formação desses profissionais, que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população. Além disso, o preparo para as novas atribuições dos ACS, como medir a pressão arterial e a glicemia, também faz parte da preparação oferecida”, destaca Renata.
O município de João Monlevade aderiu ao programa, que termina em outubro, contando com seis enfermeiros da rede que serão preceptores do projeto e 120 alunos, entre ACS e ACE. O projeto ainda mescla períodos de aulas à distância e presenciais. “Acho importantíssimo projetos de educação continuada que visam o aprimoramento e a capacitação de nossos profissionais, como é o caso do Mais Saúde com Agente. Esse projeto vai aprimorar as habilidades dos agentes, os qualificando e fortalecendo a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, dois eixos fundamentais na rede de saúde do município”, afirma a coordenadora.