A manhã da quarta-feira(14) foi marcada por uma mobilização coletiva pelas ruas do centro de João Monlevade, com a realização da Caminhada do Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A ação integra a campanha de conscientização promovida pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidade pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social.
A concentração foi às 8h30 em frente à Câmara Municipal, de onde os participantes seguiram em caminhada pela avenida Getúlio Vargas, passando pela Praça Sete de Setembro e encerrando o trajeto na Praça do Povo.
Participaram do ato, integrantes do Conselho Tutelar, Sest/Senat, estudantes da Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon, Escola Municipal Monteiro Lobato e a fanfarra da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, além de servidores das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e representantes do Sesamo e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, o Sesamo IJ.
Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os participantes reforçaram mensagens de alerta e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre os dizeres, destacavam-se: “Os abusos sexuais na infância e na adolescência não podem ser negligenciados. Denuncie, disque 100”; “Esquecer é permitir. Lembrar é combater. Disque 100, denuncie a violência contra nossas crianças e adolescentes” e “Criança não namora, nem de brincadeira”.
Segundo a coordenadora do Creas, Tatiana Meireles, a ação teve como objetivo sensibilizar a população. “Esse é um tema grave. Devemos incentivar a denúncia de casos de violência sexual, muitas vezes silenciados dentro das famílias e comunidades”, afirmou Tatiana.
A secretária de Assistência Social, Rita de Souza, também participou da caminhada e falou sobre sua importância. “A mobilização nas ruas é uma forma de dar visibilidade a um problema que precisa ser enfrentado todos os dias. Proteger nossas crianças é um dever coletivo”, destacou Rita.
O Maio Laranja segue com outras atividades ao longo do mês, incluindo blitz de conscientização, atividades educativas nas escolas. Na próxima semana, no dia 22, será promovido o 4º Seminário Maio Laranja, que discutirá questões fundamentais relacionadas à violência sexual infantojuvenil. O evento reunirá profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e demais setores.
Encerrando as atividades, no dia 28 haverá uma palestra na Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), às 19h, com coordenadora do Creas, Tatiana Meireles, e com a presidente do Conselho Tutelar, Marília Andréia dos Santos Lucindo, para pais e responsáveis.