quarta-feira, maio 7, 2025
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Prêmio Liga STEAM 2025 valoriza culturas ancestrais e reconhece projetos inovadores em todo o país

Quarta edição consecutiva da premiação vai distribuir R$ 120 mil aos três primeiros colocados de cada categoria. Inscrições ficam abertas
até 30 de maio para professores e alunos da rede pública de todo o país

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Nacional Liga STEAM, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional. A temática deste ano “Sociobiodiversidade – Culturas vivas, comunidades sustentáveis” propõe a criação de projetos que valorizem os saberes tradicionais e sua contribuição para soluções diante dos desafios socioambientais contemporâneos, com base na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Podem participar equipes de professores e estudantes da Educação Básica da rede pública de todo o país, nas esferas municipal, estadual ou federal. Cada grupo pode ser coordenado por até quatro educadores. As inscrições estão abertas até 30 de maio, pelo site da Liga STEAM.

“Nossa proposta é valorizar o conhecimento produzido em toda a comunidade escolar, destacando sua relação com o ecossistema e seu potencial de inspirar novas formas de pensar o futuro do planeta. É uma oportunidade única para os professores transformarem conceitos em ações concretas e envolverem os estudantes na criação de soluções para os desafios do mundo atual”, destaca Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em 3 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O prêmio vai destinar R$ 120 mil aos três projetos vencedores, em três categorias – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os primeiros colocados receberão R$ 25 mil cada, valor que será dividido entre professores (R$ 10 mil), escola (R$ 10 mil) e estudantes (R$ 5 mil). Os segundos lugares ganharão R$ 10 mil, sendo metade para os professores e metade para a escola. Os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, com R$ 3 mil destinados aos professores e R$ 2 mil à escola. A quantia dedicada às instituições poderá ser usada em melhorias estruturais, compras de equipamentos, visitas técnicas ou atividades recreativas.

Teoria aliada à prática de forma coletiva

Criado em 2022 pela Fundação ArcelorMittal, o Prêmio Nacional Liga STEAM tem como objetivo incentivar a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. A metodologia propõe a integração entre Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de projetos que estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para desafios do cotidiano, unindo teoria e prática de forma criativa e colaborativa. “A abordagem STEAM tem se consolidado como um caminho eficaz para engajar os alunos em temas relevantes e conectados ao cotidiano, oferecendo a eles experiências práticas e significativas de aprendizagem”, reforça Camila Valverde.

Em 2024, quase 2 mil professores de todo o território nacional participaram da premiação, com o envio de cerca de 900 projetos. A diversidade geográfica foi um dos destaques: mais de 600 escolas de 430 municípios brasileiros, em todos os estados, inscreveram projetos. Escolas de Olinda (PE), Piracicaba (SP) e Picuí (PB) encabeçaram as listas de vencedores, demonstrando o alcance nacional e a potência das propostas desenvolvidas em diferentes contextos.

Nesta quarta edição, o Prêmio Nacional Liga STEAM dialoga com a realização da COP30 no Brasil, ao fortalecer o papel do país na agenda global de enfrentamento às mudanças climáticas, e se conecta aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030, compromisso mundial firmado pelos estados-membros da ONU, incluindo o Brasil. Além disso, a premiação oferece formação gratuita de alta qualidade para os professores, incentivando a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares e mão na massa.

Sobre a Liga STEAM

Criada em 2022, a Liga STEAM pretende promover a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM com o objetivo de torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

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