Como saber se houve desconto indevido A orientação oficial é que os beneficiários consultem seu extrato de pagamento por meio da plataforma Meu INSS, disponível em aplicativo e site.Veja como fazer:
Acesse o app ou site Meu INSS
Faça login com seu CPF e senha do Gov.br
Clique em “Extrato de benefício”
Selecione o número do benefício
Verifique se há descontos de mensalidades associativasComo cancelar os descontos irregulares
Caso o beneficiário identifique cobranças indevidas, é possível solicitar o cancelamento das mensalidades pelo mesmo aplicativo.Siga os passos: ]
Acesse o app Meu INSS e faça login
Clique em “Novo pedido”
Digite “excluir mensalidade”
Escolha o serviço correspondente
Leia e avance conforme as instruções também é possível bloquear o benefício para novas cobranças associativas:
No app Meu INSS, digite na busca: “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”
Selecione o serviço e siga as orientaçõesComo solicitar o reembolso
O ressarcimento pode ser solicitado de diversas formas:
Entrar em contato com a associação (telefone ou e-mail)
Enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br informando o desconto
Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS
Protocolar um pedido de reembolso pelo app, site ou em uma agênciaO acompanhamento da solicitação pode ser feito pelo aplicativo ou pelo telefone 135.
A CGU e a PF reforçam que os beneficiários devem ficar atentos e não autorizar descontos sem pleno conhecimento do serviço prestado.A operação segue em andamento, e novas prisões ou medidas judiciais não estão descartadas.4o
De acordo com informações do g1,