domingo, abril 13, 2025
INÍCIO EsportesApós articulação de Bruno Cabeção, ginásio da UFOP é aberto à comunidade...

Após articulação de Bruno Cabeção, ginásio da UFOP é aberto à comunidade de João Monlevade.

A cidade de João Monlevade acaba de ganhar um importante espaço esportivo aberto ao uso comunitário: o ginásio do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A conquista é resultado de uma articulação iniciada em meados de 2023 pelo vereador Bruno Cabeção, após ser procurado por cidadãos interessados em utilizar o espaço para fins esportivos e sociais.

Desde então, Bruno iniciou um trabalho de diálogo e construção de pontes entre a universidade e a prefeitura. Em visita ao ICEA, o então diretor Tiago explicou que a liberação do ginásio para a comunidade dependeria da formalização de um termo de parceria entre a UFOP e o município — um instrumento jurídico necessário para viabilizar o uso do espaço público universitário pela população. Afinal, sendo uma instituição federal, esse tipo de autorização só pode ocorrer por meio de uma parceria formal entre entes públicos, ou seja, entre o CNPJ da prefeitura e o CNPJ da universidade — e não por meio de iniciativas isoladas através do CPF de cidadãos.

A partir disso, o vereador buscou o prefeito Dr. Laércio e contou com o apoio total do chefe de gabinete Gentil Bicalho e da Secretaria Municipal de Esportes para iniciar as tratativas. Foram cerca de dois anos de reuniões e articulações, que começaram com o diretor Tiago e foram concluídas com o atual diretor Wagner, culminando na assinatura do termo de parceria.

A parceria já beneficia a comunidade: o ginásio do ICEA está oficialmente liberado para uso mediante agendamento junto à Secretaria de Esportes. Dois projetos já estão em andamento: o Projeto Bem Estar, voltado para a terceira idade, com atividades realizadas todas as segundas-feiras; e um horário fixo reservado para os moradores do bairro Vera Cruz e adjacências.

Mais do que liberar um espaço esportivo, a parceria representa um passo importante na integração entre universidade e cidade. “A UFOP tem uma função acadêmica fundamental e uma presença marcante em João Monlevade, mas por muito tempo a comunidade local não se via integrada ao campus. Essa abertura simboliza um novo momento, em que universidade e população se conectam ainda mais por meio de ações concretas”, destacou Bruno Cabeção.

O vereador, que esteve recentemente no ICEA ao lado de Gentil Bicalho e do diretor Wagner para celebrar a conquista, ressaltou a importância do esforço coletivo. “A cidade de João Monlevade ganhou um espaço incrível que agora também pertence à população. É uma vitória construída a muitas mãos, com diálogo, paciência e foco em oferecer mais oportunidades para a nossa gente”, afirmou.

A abertura do ginásio do ICEA (UFOP) é mais um exemplo de como a integração entre universidade e poder público pode gerar frutos positivos e duradouros para a cidade.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!