O projeto visa não apenas o cuidado físico, mas também o fortalecimento da interação social e o bem-estar emocional dos idosos de Santa Bárbara.
Reforçando seu empenho em proporcionar qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas de Santa Bárbara, na tarde de sexta-feira (04), a Prefeitura inaugurou a sede do Grupo da Melhor Idade Florir Florália. A cerimônia contou com a presença do prefeito Alcemir Moreira, da vice-prefeita Professora Dionir, da Secretária Municipal de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social, Larissa Barbosa, e de outros membros dos poderes Executivo e Legislativo, que celebraram o espaço dedicado ao bem-estar dos idosos.
O novo local faz parte do projeto “Florália Renascida”, realizado por meio do Termo de Fomento 02/2023, e contou com um investimento de R$ 500 mil reais. A reestruturação do espaço envolveu diversas melhorias, incluindo consultoria jurídica, administrativa, organizacional e técnica, cujo objetivo é oferecer um ambiente seguro, acessível e acolhedor para a melhor idade.
Este projeto, vinculado ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa, ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e à Secretaria de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social, promove o envelhecimento saudável e ativo. A iniciativa busca facilitar a acessibilidade, incentivar o convívio social e oferecer suporte para que os idosos possam ter momentos de lazer com qualidade, em um espaço que inspire nessa fase da vida.
Durante sua fala, o chefe do executivo destacou a importância de cuidar das pessoas idosas, que possuem grande experiência devido a tudo o que já viveram. “É lá [com as pessoas idosas] que a gente vai encontrar solução, carinho e apoio. [Eles] viveram tanto, fizeram tanto e sabem de cor o caminho que cada um de nós deve tomar para sermos felizes. Então, que esse espaço, entregue hoje, seja para celebrar a vida, para dias melhores, para podermos envelhecer com qualidade de vida”, compartilhou.
A presidente do Florir Florália, Dona Nini, também falou sobre o significado do espaço para ela e para as pessoas que o frequentarão. “Um ambiente de convivência, onde os idosos possam se sentir parte de uma comunidade. Fortalecer os laços entre gerações, promovendo o respeito e a organização da experiência das pessoas mais velhas. A Casa da Melhor Idade é um presente para todos, mas especialmente para os idosos, que merecem todo o nosso carinho”, completou.
Localizado na comunidade de Florália, o novo centro segue a mesma proposta do grupo Florescer, localizado na sede de Santa Bárbara, reforçando a importância do envelhecimento digno. Esse é mais um passo da atual gestão, que prioriza a garantia do bem-estar de todos os cidadãos, em especial das pessoas idosas.