A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, nesta terça-feira (18), uma reunião com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para alinhamento das ações da Campanha Maio Laranja, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A coordenadora do Creas, Tatiana Meireles Siqueira, convidou diversos órgãos para discutir as ações de enfrentamento para este ano.
Durante a reunião, algumas atividades foram programadas para o mês de maio: caminhada, podcast nas rádios do município, oficinas nas escolas, seminário, blitz na Polícia Rodoviária Federal (PRF) com os caminhoneiros. Em breve será publicada a programação com todas as atividades a serem desenvolvidas.
Para Tatiana, a Campanha Maio Laranja é de suma importância para alertar a sociedade com relação à gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Cerca de 85% dos casos de violência sexual contra esse público, os abusadores são pessoas do convívio da criança, da própria família e, por isso, é tão importante o trabalho nas escolas para alertar as crianças e adolescentes sobre o que são violências sexuais e que isso deve ser denunciado”, afirmou.
Para as denúncias
Caso saibam que alguma criança esteja passando por situações de abuso ligue para o Disque 100 ou para o Conselho Tutelar 31 3859 0620. “A própria criança que estiver passando por isso, deve procurar uma pessoa de confiança e ou ligar para os serviços citados acima”, destacou a coordenadora.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras Dona Preta, Cras Bem Viver, PRF, Divisão de Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Sest/Senat e Conselho Tutelar.