A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou de 24 a 26 de fevereiro, a cirurgia de castração de 486 animais: 229 felinos e 257 caninos. O objetivo principal da ação é democratizar o acesso às cirurgias de castração para reduzir o número de animais abandonados e contribuir para a prevenção de doenças, além de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação.
A ação foi realizada através Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), uma organização da Sociedade Civil que tem como missão a promoção de ações que visam a proteção, defesa dos animais e controle de zoonoses, atuando diretamente no manejo populacional de cães e gatos, facilitando o acesso à castração dos animais com o Castramóvel.
O Castramóvel oferece um serviço especializado, com profissionais treinados e capacitados e que atuam em todo o estado de Minas Gerais. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, a Prefeitura de João Monlevade busca agir na raiz do problema, com a castração e vacinação de todos os animais pertencentes ao município. “Seguimos com nossa missão de levar mais saúde e proteção tanto aos animais, como aos seres humanos e ao meio ambiente. Foram castrados quase 500 animais para garantia do bem-estar e da vida saudável dos pets!”, destacou Fernanda. A secretária lembrou ainda que os animais castrados tendem a ser mais saudáveis, tranquilos e menos propensos a comportamentos agressivos. “Isso significa menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças e uma cidade mais segura e harmoniosa para todos”, completou.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), alertou sobre a importância da castração, fundamental para a saúde pública e bem-estar de todos. “A castração previne o aumento populacional descontrolado de cães e gatos e contribui para a redução de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, as chamadas zoonoses”, afirmou.