Na madrugada de 25 de dezembro de 2024, por volta das 2h12min, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de invasão em um sítio localizado na Avenida Rodrigo de Castro, bairro São José em Santa Bárbara(MG)
Conforme relatos iniciais, um indivíduo usando touca e máscara teria arrombado uma das portas da propriedade e foi imobilizado pelos parentes do proprietário até a chegada da guarnição policial.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o autor, um homem identificado como Hélvio Carvalho Barbosa(71), amarrado e apresentando diversas lesões, resultantes de um confronto físico com os membros da família. Segundo apurado, ao ser surpreendido, ele tentou fugir, mas foi contido pelos familiares, reagindo e iniciando uma luta corporal.
O Serviço de Atendimento de Urgência de Santa Bárbara (SAUSB) foi acionado, e o autor foi encaminhado ao Hospital Santa Casa Nossa Senhora das Mercês. Após avaliação médica, foram constatadas lesões na face, costelas, maxila, mandíbula, braços e mãos. O homem permaneceu internado para realização de exames complementares.
No imóvel, constatou-se o arrombamento de uma porta que dava acesso a um quarto de ferramentas e rações. No entanto, até o encerramento da ocorrência, nenhum item foi identificado como furtado.
De acordo com os familiares, o autor já havia perseguido a família em ocasiões anteriores.
Eles relataram que o homem, em data pretérita, teria incendiado áreas do sítio, danificado cercas para que os animais fugissem para a estrada e enviado cartas com ameaças. Informaram ainda que já haviam registrado ocorrências anteriores contra ele.
Os familiares envolvidos, com idades de 36, 40 e 43 anos, foram conduzidos e liberados após assinarem um Termo Circunstanciado, comprometendo-se a comparecer em juízo.
O senhor Hélvio Carvalho Barbosa, estava internado e veio a falecer no dia 31 de dezembro.
Nas redes sociais filhos manifestaram a crueldade que fizeram com seu pai.