Após retirar milhões de garrafas térmicas do mercado nos Estados Unidos, marca aplicará a mesma medida no Brasil.
A Stanley, marca mundialmente famosa por suas garrafas térmicas, informou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que vai tirar de circulação cerca de 400 mil unidades de dois modelos que foram vendidos com defeito no Brasil. A medida acontece depois da marca precisar retirar quase 3 milhões de garrafas térmicas dos mercados nos Estados Unidos, após consumidores relatarem acidentes de queimadura durante o uso das garrafas.
O defeito em questão está nas roscas de vedação das tampas feitas de polipropileno. Com a exposição ao calor pode ocorrer um encolhimento, o que faz com que a tampa solte das garrafas, oferecendo um risco de vazamento e queimadura com o líquido quente presente na garrafa. Diante da situação, o Procon de São Paulo e a Senacon entraram em contato com a marca para entender o caso e aplicar as medidas necessárias.
Como vai ser o recall da garrafa Stanley?
O procedimento de retirada de produtos em circulação é chamado de recall, uma prática muito comum entre as marcas e fornecedores para evitar acidentes ou prejuízos ao consumidor final. Segundo comunicado divulgado pela Stanley, foram relatados 38 incidentes relacionadas ao uso das garrafas ao redor do mundo, sendo três deles aqui no Brasil. Os modelos envolvidos no caso são o Switchback e Trigger Action e segundo a marca, os casos que acontecerem no país não foram considerados graves.
A venda dos produtos em questão foram realizadas entre 2016 e 2023, por isso, os modelos fabricados após 2023 não foram afetados, pois o encaixe da tampa foi modificado para reduzir os riscos, segundo a marca. É possível identificar se o modelo se enquadra verificando uma numeração que fica na parte inferior das garrafas, sendo “20-01436” e “20-02824”. A marca informou ainda que os consumidores com esses modelos podem solicitar uma nova tampa sem nenhum custo adicional através do número 0800 021 3278.
O que é a Stanley e como a marca ficou famosa no Brasil?
A Stanley é uma marca antiga, que nasceu em 1913 fabricando garrafas térmicas, que inicialmente eram muito consumidas por soldados e militares. Com o passar dos anos a marca passou por algumas mudanças e se tornou popular entre o público mais jovem, oferecendo diferentes modelos com cores vibrantes e virando um acessório cobiçado. A internet ajudou a impulsionar essa popularidade ao redor do mundo e aqui no Brasil não foi diferente, conquistando um público fiel, apesar do valor alto que varia entre R$99,00 e R$350,00 por aqui.
Fonte: Tudo Gostoso