O Grupo de Atendimento Voluntario de Emergência (GAVE), foi acionado no início da tarde desta quinta-feira (19), para captura de uma cobra na rua Itabira, bairro centro e Nova Era.
De acordo com os moradores, a cobra foi vista por cima do tanque na área da lavanderia a moradora se assustou e pediu ajuda.
Uma equipe esteve ao local em uma viatura de salvamento, realizou buscas no quintal da casa e logrou êxito em encontrar a serpente.
Cobra-cipó é o nome popular das serpentes do gênero Chironius. Também é conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi e que significa “cobra verde”.
A coloração da maioria das espécies do gênero é uma mistura de tons de verde, vermelho e laranja, com olhos amarelos e negros.
Essas espécies são muito agitadas e velozes. Geralmente, fogem no momento em que são avistadas. São muito ariscas e podem morder caso impeçam sua fuga. Sua coloração as ajuda a confundirem-se com o ambiente, principalmente por passarem a maior parte do tempo nas árvores e arbustos (daí o nome popular “cobra-cipó”, pois elas realmente lembram cipós ao repousarem em plantas). Atingem cerca de 1,20 metros, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Alimentam-se de lagartos, pássaros e pererecas.