A Secretaria de Educação de João Monlevade realizou, na segunda-feira (18), no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea/Ufop), uma mesa-redonda com o tema “Do aquilombamento à valorização da cultura afro-brasileira: Contribuições para promoção de uma educação antirracista”.
Na abertura, o público presente assistiu a uma apresentação do grupo de Capoeira da Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares (Acazump). Em seguida, a secretária de Educação, Alda Fernandes, destacou a importância da educação antirracista. “É essencial garantir uma educação que efetive a democracia racial e valorize a contribuição histórica africana na formação cultural do Brasil”, afirmou.
A mesa-redonda contou com as presenças do professor Leopoldo Soares, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da professora Jacyara Paiva, da Universidade Federal do Espírito Santo. A mediação foi conduzida pelo professor Marcelo Donizete, do Departamento de Educação da Ufop.
O evento integra as comemorações do Novembro Negro 2024, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), e tem como objetivo dar visibilidade ao patrimônio cultural afro-brasileiro, além de discutir como sua valorização pode transformar escolas e universidades em espaços mais justos e inclusivos.