Proteste detectou alta concentração de formol em nove de 12 marcas avaliadas no ano passado.
Todo cuidado é pouco ao escolher produtos para alisar o cabelo, sendo assim, mais uma escova progressiva foi retirada do mercado por causa do alto teor de formol, substância que é cancerígena.
Mesmo sem saber, muitas mulheres podem arriscar a saúde usando o formaldeído, conhecido como formol. A substância tóxica alisa o cabelo, mas deixa consequências.
“Causa danos para a via respiratória, para o cabelo. Irritação dos olhos, irritação de pele… algumas pessoas falam ‘eu faço uma progressiva’ e falam que tem feridas na cabeça, escamação. Então traz irritação também”, disse a cosmetóloga Talita Bovi, ao Jornal da Band.
A Anvisa proíbe o uso de formol como princípio ativo de alisantes, mas permite uma quantidade máxima de 0,2%, usada como conservante químico. Mesmo assim, existem produtos com alta concentração circulando no mercado.
A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, detectou alta concentração de formol em nove de 12 marcas avaliadas no ano passado e entrou na Justiça para retirar do mercado um produto com 40 vezes mais formol que o permitido.
Para quem usa, a orientação é verificar, no site da Anvisa, se o número do registro que está na embalagem corresponde com o produto e se ele é autorizado. Outra dica é procurar por profissionais confiáveis, além de deixar claro que não quer produtos com formol.