O Serviço de Saúde Mental – Centro de Atenção Psicosocial (Sesamo/CAPS II) de João Monlevade comemorou, na manhã desta quinta-feira (17), em sua sede, no bairro Belmonte, o seu 34º aniversário.
Em comemoração à data, foi realizado o Café com Prosa e Poesia, sob a coordenação da psicóloga Renata Viana Gomide. O café especial contou com a participação de diversos usuários do Serviço, que recitaram poemas de sua autoria.
Participaram da celebração o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), a psiquiatra, primeira-dama do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro, a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Ferreira Bicalho, a gerente do Sesamo, Samanta Taveira, os vereadores Vanderlei Miranda (Podemos) e Marquinhos Dornelas (Republicanos), usuários do serviço, servidores e convidados.
Em sua fala, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro parabenizou o Sesamo pelo aniversário e a todos que se empenharam para fazer do serviço uma referência ao longo dos anos. “O Sesamo muito nos orgulha. Fomos pioneiros em ofertar esse serviço no Estado de Minas Gerais e podemos afirmar, com tranquilidade, que ele é hoje uma referência nacional. Que Deus nos dê saúde e serenidade para continuarmos avançando nesse serviço pelos próximos anos”, destacou o prefeito.
A secretária de Saúde, Raquel Drumond, também exaltou o trabalho desenvolvido pelo Sesamo em seus 34 anos de existência. “É com muita satisfação que comemoramos essa data, sabendo que um projeto ousado e desafiador de 34 anos atrás de tornou essa feliz e sólida realidade, que acolhe tão bem seus usuários, com o mais importante, que é o respeito e o amor. Todos estão de parabéns”, afirmou Raquel.
Seminário
Também em comemoração aos 34 anos do Sesamo, foi realizado na semana passada, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), um seminário com a temática “A Liberdade é Terapêutica – Entre lutas, resistências e sonhos, estamos construindo uma sociedade sem manicômios?”. O evento contou com palestras, debates e mesa redonda.