Em 30/08/2024, por volta das 5h, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou operação policial em matadouro supostamente irregular em uma “fazendinha” bairro ABM em de João Monlevade.
A denúncia partiu de um dos moradores do local. De acordo com o denunciante, todos os dias, às 5h, dois indivíduos seriam responsáveis por abater bovinos e suínos no local, sem autorização legal ou regulamentar. Após o abate, os animais seriam transportados até um açougue da tradicional no centro de Monlevade.
Além disso, ainda de acordo com o denunciante, o local não teria licença ambiental para o abate dos animais.
No local, verificou-se um bovino e seis suínos abatidos. Constatou-se que não havia sistema de refrigeração e, portanto, os animais abatidos ficavam expostos em temperatura ambiente até serem levados ao açougue, onde são comercializados.
Foram feitos os exames periciais pertinentes que, devido à complexidade do exame, ainda não foram concluídos.
Auxiliaram nos trabalhos os seguintes órgãos: Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar do Meio Ambiente e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba. A reportagem apurou que o tradicional açougue no centro da cidade já vem comunicando aos clientes o encerramento da atividade.
Matadouro irregular no bairro ABM em João Monlevade é denunciado
RELACIONADO