Na noite desta quarta-feira, 28, a Câmara Municipal de João Monlevade prestou uma merecida homenagem ao Colégio Cesp, com a entrega da Moção de Aplausos. A cerimônia destacou a notável contribuição da instituição ao ensino e ao esporte no município. A honraria foi entregue ao sócio-diretor do CESP, Gabriel Luís Lopes Ferreira e a diretora pedagógica Fabiane Lima.
O vereador Gustavo Maciel, autor da moção, expressou seu entusiasmo ao conceder a homenagem. Ele destacou o compromisso da escola com as inovações pedagógicas e o compromisso com o bem-estar do aluno bem como as parcerias com setor esportivo da cidade. “É uma grande satisfação poder conceder esta Moção ao Colégio Cesp, pelo desenvolvimento de projetos sociais, pela qualidade pedagógica, qualidade do ensino, com uma série de alunos aprovados nos vestibulares e, além disso tudo, o colégio é um exemplo para todos, com a parceria com o município e a cessão de sua estrutura para a realização de eventos esportivo”.
Em sua fala, o diretor Gabriel Ferreira, diretor do Colégio Cesp, agradeceu a homenagem: “Recebemos esta Moção de Aplausos com imensa alegria. Este reconhecimento é um marco significativo para o Colégio CESP e um testemunho do trabalho árduo e da dedicação que toda a nossa comunidade escolar tem investido ao longo dos anos.”
Gabriel ainda destacou a satisfação em ver os alunos se destacando. “Nossa trajetória é marcada por conquistas significativas. Em 2024, nossos alunos foram aceitos em universidades prestigiadas, tanto no Brasil quanto internacionalmente, incluindo instituições em Lisboa. Esta realização é fruto do esforço conjunto de nossa equipe, alunos e comunidade, e reflete o nosso compromisso com uma educação de excelência”.
Histórico da Instituição: Colégio Cesp
Fundado em 1996, o Colégio Cesp iniciou suas atividades com foco em Supletivo e Pré-Vestibular. Em 2001, a instituição expandiu seu ensino para incluir o Ensino Fundamental e Médio. Um dos marcos significativos foi o Programa Educar, criado para oferecer formação a funcionários da Belgo Arcelor que ainda não haviam completado o Ensino Médio.
Em 2006, o Colégio Cesp se destacou por sua proposta pedagógica diferenciada, atraindo jovens que buscavam uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino. Em 2011, sob a direção de Gabriel Dugatti, o colégio passou a adotar um formato moderno e tecnológico, estabelecendo uma parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli. Este avanço impulsionou um crescimento notável de 112% em número de alunos no primeiro ano, e o crescimento se manteve consistente por 10 anos.
A nova sede, inaugurada em 2019, conta com uma infraestrutura abrangente de 10.000 m², incluindo 14 salas de aula, biblioteca, laboratórios, ginásio poliesportivo coberto, quadras externas, campo de futebol Society, e áreas de lazer como piscina e bosque. A estrutura permite à escola sediar diversos eventos esportivos importantes para a comunidade, como Olimpíadas da Criança, Jogos Estudantis e Copas de Natação e Karatê.
Com 394 alunos e atuação em Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, o Colégio Cesp é uma referência no cenário educacional do Médio Piracicaba, destacando-se por sua excelência no ensino e suporte ao esporte, beneficiando a juventude de João Monlevade com um ambiente de aprendizado e desenvolvimento integral.