A desconfiança é capaz de destruir relações que tinham tudo para dar certo.
Conversas que podem ter segundas interpretações, acompanhar pessoas do sexo oposto nas redes sociais ou curtir fotos sensuais podem não ter a intenção de flerte, e o outro pode até mesmo dizer ou acreditar que “não significa nada” – para ele.
Podemos não ter combinado nada sobre isso com nosso par. Mas se, depois de conversar, ele ainda se mostrar inclinado a continuar com esse comportamento, o sentimento pode ser de que ele não está respeitando ou sendo leal.
Não se pode agir de maneira controladora ou ciumenta – isso seria até abusivo, afinal, o outro tem o “direito” de fazer isso se assim quiser, então a sua reação pode até ser exagerada. Mas, no final das contas, não importa muito se há excesso na reação. Algo ser ou não uma “reação exagerada” muitas vezes é questão de opinião.
É preciso sempre deixar claro o que queremos e não queremos em uma relação, e entender se o outro tem as mesmas expectativas. Limites são importantes para criar uma sensação de segurança. Cada um está no direito de conversar com outras pessoas, seguir ou curtir fotos que achar atraentes. É importante ter uma discussão honesta sobre os limites e a privacidade que cada um se sente confortável.
Somos livres e estamos no nosso direito de fazer o que quisermos. Então é preciso chegar a uma conclusão do que é negociável ou não; se o outro está disposto a mudar, se é possível aceitar o comportamento do outro ou concluir que esse não é o tipo de relacionamento que você deseja ter.
Enquanto fidelidade é agir com honestidade e cumprir acordos estabelecidos em um relacionamento, lealdade é respeitar o outro e seus sentimentos antes mesmo de pensar nos acordos estabelecidos. Lealdade não se cobra: é um pacto implícito que se estabelece com quem se ama.
Para que o relacionamento seja saudável, é preciso alinhar as expectativas, buscar a lealdade e permanecer com quem se preocupa de fato com a nossa felicidade.
Só porque podemos fazer algo, não significa que devemos. Uma boa relação é construída com fidelidade, mas, acima de tudo, lealdade.