sábado, setembro 21, 2024
INÍCIO SaudeAndar 7.500 passos por dia ajuda no controle da asma, diz estudo

Andar 7.500 passos por dia ajuda no controle da asma, diz estudo

Cientistas da Faculdade de Medicina da USP analisaram mais profundamente a relação de atividades físicas com o controle da doença

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) descobriram que caminhar ao menos 7.500 passos diários pode ajudar a controlar os sintomas da asma moderada ou severa em adultos. O estudo foi publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice.

 O estudo também debate que as recomendações médicas e as políticas públicas precisam focar no incentivo da atividade física, em vez de somente pensar em como reduzir períodos de sedentarismo.

Apesar de serem vistos como hábitos excludentes, a prática de atividade física e o comportamento sedentário podem ocorrer simultaneamente. Uma pessoa pode ser ativa, realizando pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, enquanto fica mais que 8 horas trabalhando sentada (o que seria sedentarismo).

Estudos anteriores já sugeriam como exercícios físicos podem modular os sintomas da doença, como a dificuldade para respirar, respiração rápida e curta e tosse seca. Porém, ainda não tinha nenhuma pesquisa específica a respeito do impacto real no tratamento da doença.

Resultados

Os cientistas avaliaram dados de 426 pessoas das cidades de São Paulo e Londrina com asma moderada a grave. Também foram incluídas as informações de atividade física e tempo de sedentarismo (actigrafia), assim como respostas de questionários: um sobre controle clínico da asma e outro, da qualidade de vida.

Sintomas de ansiedade e depressão, dados antropométricos e de função pulmonar também foram analisados.

Os participantes foram divididos em quatro grupos: ativo/sedentário, ativo/não sedentário, inativo/sedentário e inativo/não sedentário.

“Observamos que, quanto mais atividade física a pessoa com asma realiza, melhor é o controle de sua doença”, disse Fabiano Francisco de Lima, pesquisador da FMUSP e primeiro autor do trabalho, em comunicado à imprensa.

 

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!