quarta-feira, junho 26, 2024
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Educação em Itabira dá mais um passo para o ensino integral em toda rede municipal

Comunidade escolar participa de apresentação do Caderno de Diretrizes Educacionais – Escola em Tempo Integral 

Na noite desta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou para toda a comunidade escolar (alunos, pais e profissionais de educação), o Caderno de Diretrizes Educacionais – Escola em Tempo Integral. O material segue a meta do governo municipal de estender a carga horária para todos os alunos, com oferta de esporte, artes, música e reforço pedagógico. A iniciativa vai proporcionar aos estudantes, da creche ao Ensino Fundamental II, aprendizagens enriquecedoras.

O evento aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e contou com diversas apresentações artísticas e culturais dos alunos das escolas que já oferecem atividades no contraturno escolar.

Sabendo da importância da escola pública no país, o prefeito Marco Antônio Lage, durante a cerimônia, lembrou como a gestão tem buscado a qualidade de ensino para todos. “Nós queremos voar, não dar apenas um salto. Queremos voar na educação de Itabira. Sei muito bem da importância de colocar a escola integral como meta absoluta, porque ela vai permitir um contraturno escolar que oferece aos alunos aulas de música, de arte e a prática de esportes. A escola integral também é um grande apoio para as famílias, na criação dos nossos filhos”, disse o prefeito..

A proposta de um  novo formato de ensino em Itabira é fundamentada para o aprendizado lúdico, com a inclusão de novas tecnologias e com base na experimentação do dia a dia do aluno. A educação em tempo integral destacada vai além de conhecimentos acadêmicos, serão aprimoradas também as habilidades sociais, emocionais e criativas, valores fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

Os estudantes da Rede Municipal serão beneficiados com oficinas lúdicas e estimulantes, baseadas nos seguintes eixos: esportivos, aulas de futebol, Taekwondo e Judô; artísticos com teatro, dança e artesanato; musicais com fanfarra e musicalização e pedagógicos, que abrange aulas de reforço e alfabetização.

“A expectativa é de que o impacto positivo dessas iniciativas em nossos estudantes, preparem para se tornarem cidadãos críticos, colaborativos e resilientes em um mundo em constante evolução”, afirma a secretária de Educação, Edna Carvalho, durante a apresentação das propostas.

Com a assessoria da Houer, empresa contratada e da equipe de coordenação pedagógica, a proposta do ensino integral em Itabira apresenta direcionamentos transformadores. É um marco significativo para a educação, não representa apenas um aprimoramento da didática já existente, mas sim o início de um novo ciclo de aprendizado no município. A ação cumpre a Lei Federal nº 14.640/2023.

As atividades oferecidas aos alunos das escolas em tempo integral contam com a participação das entidades conveniadas como a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (AAPMI) e do Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem), além de programas instituídos pela SME, entre eles o Eleve – Educação Empreendedora, Cres@arte e Conexão jovem.

Após as apresentações culturais, os participantes ainda assistiram a palestra com o tema: “Escola em tempo Integral”, com as mestras Dagmá Brandão Silva e Sueli Baliza Dias.

Ensino integral em Itabira

O ensino integral já é uma realidade em muitas escolas  do município. Itabira já cumpre a meta do governo federal de ter 50% das escolas com jornada estendida. Atualmente, todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) funcionam em tempo integral. As Escolas Municipais Marina Bragança, Antônio Camilo Alvim, José Gomes Vieira, Dona Maria Elias, Manoel Tomás Figueiredo (Ipoema),  Professor Alfredo Sampaio (Senhora do Carmo) e Pedreira do Instituto.

Além disso, o município tem introduzido um ensino cada vez mais experimental, utilizando os espaços culturais e turísticos da cidade com aulas abertas, visitas e passeios a locais históricos, museus e parques, e integrando a tecnologia ao cotidiano escolar.

Falar de Educação é falar de presente e de futuro. E ampliar o acesso à Educação é garantir mais possibilidades e um futuro de qualidade para crianças e jovens.

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