sexta-feira, novembro 22, 2024
INÍCIO Sem categoriaRecomposição salarial dos servidores públicos estaduais pela inflação é direito constitucional defende...

Recomposição salarial dos servidores públicos estaduais pela inflação é direito constitucional defende deputada Andréia de Jesus

Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALMG defende reajuste digno para servidores. Emendas da oposição que concedem um reajuste maior tem previsão de serem votadas até esta quarta-feira (5/5)

Todos os servidores públicos estaduais merecem ser respeitados e valorizados. A deputada estadual Andréia de Jesus, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALMG está comprometida em garantir um reajuste justo para os servidores do estado. A deputada propõe um reajuste de, pelo menos, 10, 67%, que cobre a inflação do período.

Andréia de Jesus, que faz parte do Bloco de Esquerda Democracia e Luta, critica a falta de vontade política do governo estadual de conceder um reajuste digno aos servidores. “A recomposição da inflação é um direito previsto na Constituição. Desse direito não abrimos mão.”

O projeto do governo prevê um reajuste geral de 3,62% para todo o funcionalismo público,  que não cobre nem a inflação registrada pelo IPCA de 2023 de 4,62%. O índice que calcula a inflação encerrou 2022 em 5,79% e 2023 em 4,62%, resultando em um acumulado de 10,67% no período. No mesmo período (2022 e 2023), a RCL (Receita Corrente Líquida) subiu 11,53%.

O estado tem receita suficiente para conceder um reajuste maior e dentro da inflação. O bloco de esquerda apresentou uma emenda que autoriza um reajuste de 10,67%, considerando a inflação de 2022 e 2023. Esperamos que as emendas sejam apreciadas pelos nobres colegas para elevar o índice do reajuste aos servidores públicos”, afirmou.

Para a deputada, a maioria dos servidores públicos do estado recebe salários que mal conseguem acompanhar a inflação e o custo de vida. Muitas famílias vivem com dificuldades financeiras.

 “A valorização dos servidores públicos não é apenas uma questão de justiça, mas também de eficiência e qualidade dos serviços prestados à população. Os professores, por exemplo, que são a base da nossa educação, têm salários iniciais em torno de R$ 2 mil, enquanto o salário-mínimo calculado pelo DIEESE é de quase R$ 5 mil.”

Imagem :Matheus Soares

 

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!